TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PSICOTERAPIA

Casos: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PSICOTERAPIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 4

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PSICOTERAPIA

Trabalho apresentado à Anhanguera Educacional, como exigência da 3ª etapa da ATPS referente à disciplina Teorias Existenciais Humanistas II sob orientação da Prof.ª Sheila Hamburg Depiatti.

JUNDIAÍ – SP

2012

Introdução

O texto ilustrado por uma história faz uma reflexão sobre a importância da descoberta do potencial interior que cada indivíduo tem dentro de si.

Desenvolvimento

O autor dividiu a psicoterapia em quatro aspectos:

1- Como processo de recuperação de si mesmo;

2- Forma de levantar as camadas de auto-engano;

3- Processo de aprendizagem da escuta do seu próprio organismo;

4- Despertar dos aspectos espirituais de uma pessoa;

A discussão é ilustrada com a história hassídica de um piedoso rabino que procurava um tesouroescondido e julgava encontrá-lo longe de si. Na história o personagem precisou fazer uma viagem longa para alcançar seu objetivo, vencer os medos, enfrentar riscos, aprender com a experiência. E acabou por descobrir que o tesouro que procurava longe, estava ao seu lado.

A história do rabino é apenas uma forma figurada de tratar da busca que todo homem faz do seu próprio tesouro. O autor relata a tristeza em ver que a busca desse precioso tesouro interno é feito externamente. Como ele mesmo relata: “as pessoas envolvem-se em busca de tesouros que acreditam estar fora de si”. Elas acreditam como fez o rabino que dentro de si mesmas não existem recursos para provê-las.

Conforme nos traz o artigo à direção tomada nessa busca depende da direção – interna ou externa – de suas orientações. Os que são direcionados interiormente geralmente internalizam os seus sentimentos acreditando que os seus déficits estão dentro de si. Por outro lado os externalizadores tendem a ver os seus problemas e a buscar as soluções fora de si.

O autor nos trata ainda que um paciente ao procurar a terapia, é justamente porque está na busca de tesouros que elas sentem que são necessários para sua sobrevivência e que muitas vezes não está visível aos seus olhos. O psicólogo tem o papel de levar o paciente a tocar seus tesouros internos.

Nos sonhos quando existem sentimentos de inadequação (internalizadores), já no caso das trapaças (externalizadores). Os acontecimentos e as circunstâncias tornam-se imagens projetadas.

Questões:

1. Como se estabelece a relação cliente/ paciente e psicoterapeuta naabordagem centrada na pessoa?

2. Por quais motivos as pessoas buscam ajuda em psicoterapia?

R: Atualmente as pessoas buscam a psicoterapia, pois estão em busca do próprio eu, estão em buscas de si mesmas, da própria personalidade, dos próprios gostos, buscam descobrir seus conflitos e conseguir trabalha-los, podemos dizer que as pessoas buscam na psicoterapia, ajuda pra se encontrar diante de uma sociedade bruscamente capitalista e consumista, onde, se não for rápido, não obter o conhecimento necessário, não dedicar todo o seu tempo para produzir e gerar lucros, não se é uma “boa pessoa”. Assim as pessoas deixam de se preocupar com si mesmas e com os outros seres humanos, tornando-se plateia da própria história.

As pessoas buscam a psicoterapia com o intuito de voltarem a ser protagonistas da própria história, assim adquirindo o domínio, pela própria vida, pela própria história e consequentemente adquirindo um maior autoconhecimento e assim aprendendo a lidar com seus conflitos.

3. Explique a concepção de Moreno (Faleiros, 2004) ao considerar que “(...) uma das dimensões da existência humana que define o homem seria o inventário de papéis que o mesmo desempenha na sua vida”.

R: A frase de moreno conceitua a forma de como vivemos o nosso dia-dia. No dicionário da língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com