TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO

Por:   •  5/5/2017  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

CURSO DE PSICOLOGIA – 1ª FASE

HUGO HENRIQUE ZANELLATO SPILERE

LAIZ CRISTINA SPILERE

ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO

PROF: HUGO DAL PONT

CRICIUMA, 26/04/2017

SISTEMA NERVOSO E SUA FUNÇÃO

 A função primordial do sistema nervoso é de relacionar o animal com o ambiente. É o regulador das atividades corporais e subdivide-se em dois grandes eixos: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).  Vejamos:[pic 1]

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso3.asp

O restante do organismo é transportado pela rede de nervos que entroncam na medula e veiculam sinais entre o cérebro e os músculos, sistema nervoso periférico, os órgãos e a pele. Estes sistemas estão em entendimento constante, conduzindo todos os movimentos e ações, sendo conscientes ou inconscientes.

Como vimos, o SNC divide-se em encéfalo e medula espinhal. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo = leva as informações das demais partes do corpo para serem interpretada pelo cérebro / e hipotálamo = regula a temperatura do corpo, a fome, o balanço hídrico e etc. Exerce influência na hipófise; dessa forma, controla várias atividades do organismo.), cerebelo (atua na coordenação de funções motoras. Também trabalha com a tensão elástica e vigor muscular) e tronco cefálico, que se divide em: BULBO (controla a respiração e a digestão, bem como os batimentos cardíacos. Influencia na deglutição, vômito, tosse e sucção), situado caudalmente; MESENCÉFALO (responsável pelos reflexos visuais e auditivos) situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos.

[pic 2]

http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-nervoso/

Das subdivisões no sistema nervoso periférico, percebemos que de um lado, o sistema nervoso somático emite informação sensorial ao cérebro e conecta-se também aos músculos que comandamos conscientemente. Do outro lado, o sistema nervoso autônomo une as partes do corpo que trabalham autonomamente, como os músculos do estômago, o coração e intestinos.

Desta maneira, o sistema nervoso autônomo subdivide-se nos sistema simpático e parassimpático. Os dois ramos do sistema nervoso autônomo atuam em oposição harmônica, equilibrando as ações um do outro.

  • Sistema nervoso simpático (SNAs): começa a reação de luta ou fuga (fight-or-flight) em situações de stress, ameaça ou perigo. Quem aguarda vez para um salto de paraquedas, por exemplo, pode sentir-se apreensivo, o que põe em ação os nervos simpáticos, que lhe fazem secar a boca, transpirar, dilatar as pupilas, e consequentemente acelerar o ritmo cardíaco.
  • Sistema nervoso parassimpático (SNAp): uma vez eliminada a sensação de stress, ameaça ou perigo faz com que o indivíduo sinta-se relaxado. A sudação para, o coração desacelera, em simultâneo com a respiração, as pupilas contraem-se e a saliva volta ao normal.  

Metring (2011) enfatiza que o SNAs quando nascemos já começa a atuar e vai continuar atuando até o final de nossas vidas, mas o SNAp precisa ser treinado, e isso quer dizer que estamos organicamente prontos para manter estado de vigília, alerta, mas não para relaxarmos.

 Conforme explica o autor, permanecemos sempre em condição de alerta, de modo que as funções viscerais estão preocupadas apenas com a manutenção da vida, agimos instintivamente onde poucas vezes recorremos ao uso das funções mentais superiores. Neste momento, a escola pode colaborar na relação desses sistemas em relação à aprendizagem: treinando o SNAp, ensinando os alunos de como manter o organismo em estado de equilíbrio, repouso coerente, para que assim as funções mentais superiores, tão indispensáveis à aprendizagem, possam ser aproveitadas melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com