TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPORTAMENTAL A ONDA

Por:   •  3/4/2016  •  Artigo  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE GRUPO UNIP

NOME DO FILME ASSISTIDO O OBJETO DE ANÁLISE: ¨A ONDA¨

A Onda é um filme alemão de 2008 dirigido por Dennis Gansel e estrelado por Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt. É inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda.

 Breve sinapse do filme:  

A escola está oferecendo alguns cursos de uma semana e Rainer ministra o de autocracia, após o professor do outro curso, o de anarquismo, que Rainer preferia, recusar-se a trocar de matéria. Seus alunos, parte da terceira geração após Segunda Guerra Mundial, não acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna, então Rainer começa um experimento para mostrar o quão fácil é manipular as massas.

1- Qual a relação da história do filme e a lógica da sociedade contemporânea?

O filme ¨A Onda¨ se torna muito interessante  para uma análise quanto a este questionamento em virtude de que a proposta que o professor apresenta à turma no filme, é  a de viverem naquela turma  um modelo comportamental que havia sido adotado na Alemanha nazista de quase 60 anos atrás.

     O professor propôs à sua turma do curso que revivesse a experiência daquele comportamento social, e que aos mesmos moldes  este comportamento fosse aplicado agora, sob a ótica da sociedade contemporânea, onde gradativamente o professor foi implantando os costumes daquela época e com isso foi possível se comprovar que mesmo que uma experiência social negativa  seja do conhecimento de todos na atualidade,  se os mesmo elementos forem introduzidos  nesta sociedade, que no caso real e no filme foi o apelo de um líder, a sociedade atual mesmo estando distante 60 anos do fato comparativo, acabará por responder da mesma maneira. A sociedade contemporânea  no filme viveu e sentiu o que três gerações passadas ( em 1930) haviam sentido, esta foi a conclusão da experiência aplicada pelo professor àquela turma.

2- Em que época e local se passam os fatos narrados?

   O filme ¨A Onda¨, foi lançado em 2008,  na Alemanha e se passa em uma escola de segundo grau, e tem como cenário de sugestão apresentado como idéia de um curso, uma turma assumir os mesmos comportamentos sociais da Alemanha Nazista do passado e viver as transformações  que todo um país passou o que acaba por fazer um grupo daquela turma assumir a identidade e os mesmos comportamentos, tudo sob as determinações de um líder forte, que no filme é representado pelo professor da turma.

   O experimento realizado pelo professor em sala de aula se passa na sociedade atual, no ano de 2008, mas os induz a viver novamente todas as pressões e apelos que a sociedade da época do início da Alemanha Nazista viveu. O fato é que a experiência dá tão certo que a turma assume e incorpora os comportamentos sugeridos, agora não ao apelo nazista, mas com os mesmos princípios e impactos sociais, inclusive submetendo rapazes e moças a assumirem um mesmo comportamento social  em prol de uma causa, esquecendo-se dos seus valores pessoais e identificativos de antes, tudo em prol de uma causa e de um líder.

   Portanto o filme se torna muito interessante ao mostrar que o comportamento de toda uma sociedade vivido no passado pode ser assumido na atualidade novamente  se um  grupo for submetido aos mesmos elementos  da época, que no caso tem como pontos centrais uma liderança forte que é representada pelo professor.

3- Qual é a mensagem do filme?

   O filme ¨A Onda¨, passa uma mensagem muito real. Ele começa com o imaginário onde o professor propõe à turma simular uma experiência,  e se passa no ano de 2008 e se desenvolve dentro do ambiente de sala de aula, tudo aos mesmos moldes da experiência social que foi vivida por toda a sociedade daquele país  há muito tempo, o que levou uma nação inteira a ser contaminada pelos ideais nazistas sob a liderança de um só homem. Aos poucos a experiência de reviver todos aqueles comportamentos de passado foi se tornando cada vez mais real e começa a afetar a todos, inclusive fazendo externar os mesmos comportamentos de exclusão de grupos e a não aceitação de qualquer um que não seja partidário daquelas ideias, ou seja, a experiência de extremismo social acaba sendo vivida pelos alunos na íntegra.

   Portanto a mensagem que concluímos é de que não importa se uma sociedade já viveu antes uma experiência, ou  até se já conhece os seus efeitos. Se ela for submetida as mesmas idéias e ao mesmo tempo for submetida a uma liderança forte, tende a repetir os mesmos comportamentos e os mesmos erros do passado. O filme mostra o conflito que acabou sendo gerado pela absorção do comportamento que incendiou a Alemanha dos anos 30 e envolveu a todos nas idéias e  ideais nazistas, só que agora, em uma turma em pleno ano de 2008!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com