TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O FILME “GÊNIO INDOMÁVEL”

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS[pic 1]

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI

PSICOLOGIA

AYWMME JÉSSICA MATOS DA SILVA

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O FILME “GÊNIO INDOMÁVEL”

TEÓFILO OTONI

MG – 2018

O filme Gênio indomável retrata sobre um rapaz muito inteligente, que trabalha como zelador em uma escola, onde um dos professores propõe um exercício e o expõe no quadro do corredor, esperando que algum aluno resolva até o fim do semestre. E quando o protagonista passa perto do quadro ele consegue resolver com uma facilidade incrível. Logo após esse acontecimento o professor quer descobrir quem solucionou o problema, mas não obteve resultado pois não foi nenhum aluno dele, mas ao propor outro teorema flagra o rapaz resolvendo-o descobrindo assim quem resolveu o primeiro.

Will possuía diversos boletins de ocorrência registrando agressão, após alguns dias Will é novamente encontrado agredindo um indivíduo, sendo preso em flagrante. O professor vai à delegacia e propõe um acordo para Will, que ele será absolvido com duas condições, que ele estude matemática com o professor e que vá a terapia duas vezes por semana. É perceptível que o professor utilizou de uma metodologia estratégica para poder “matar dois coelhos com uma cajadada só”, de forma que contribuíra para a liberdade do rapaz, e o instigava mesmo que obrigatoriamente, para o aprofundamento nos estudos.

 Will passa por diversas terapeutas, e ele sempre leva as terapias na brincadeira, até que chega um certo ponto que todos os psicólogos desistem do caso, vendo assim uma grande falta de congruência por partes do terapeutas. O professor se lembra de um amigo da faculdade que formou em Psicologia e encaminha Will para ele.

Will se mostra muito resistente nas sessões, mas Sean é muito persistente no caso. Apesar do rapaz ter uma inteligência extraordinária ele tem um relacionamento interpessoal ruim, o que faz com que ele se afaste das pessoas que gosta ( ele percebe isso durante as sessões ).

 Ao decorrer das sessões o psicólogo mostra Will que conhecimento nem sempre é o único caminho a se percorrer, precisa-se ter e saber lidar com as emoções próprias ( o que Will tinha dificuldade ).

É perceptível no comportamento do terapeuta apresenta as atitudes facilitadoras, pois apesar do comportamento difícil de Will, Sean tem uma aceitação incondicional, aceitando Will como ele é.

Nota-se também que o terapeuta apresenta uma característica da ACP que é fazer com que o jovem tenha uma tendência ao crescimento pessoal. O rapaz conhece uma garota e assim inicia uma relação amorosa, Will sempre com medo de se doar e medo da imperfeição das pessoas, Will sempre mente sobre sua família para a moça, falando até que seus amigos são seus irmãos.

 O relacionamento começa a ter ruínas, pois o medo de Will o impede de continuar e ele relata ao terapeuta que tem medo do abandono. Depois de diversas sessões o protagonista consegue finalmente lidar com suas emoções, nota-se assim a importância que tem um terapeuta congruente e empático. Apesar de todos terem desistido de Will, Sean persistiu.

Conseguinte, observa-se um comportamento admirável no terapeuta de aceitar o jovem rapaz como seu cliente sem pensar em desistir, cumprindo assim seus ideais como profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com