TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADO A EDUCAÇÃO

Por:   •  4/6/2019  •  Resenha  •  3.350 Palavras (14 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 14

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE PSICOLOGIA

Christian Matheus

 Flavia Moraes

Ivanilde Da Conceição Alves

Kin Allix Morais Dias

Stefania Martins De Souza

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADO A EDUCAÇÃO

 

Belo Horizonte

2019

Christian Matheus

 Flavia Moraes

Ivanilde Da Conceição Alves

Kin Allix Morais Dias

Stefania Martins De Souza

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADO A EDUCAÇÃO

                                                    Trabalho ofertado na disciplina de Análise do Comportamental Aplicada, pesquisa escolhida na área da Educação, estuda o processo de ensino em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem. 

                                                            Prof. Adriana Cunha Cruvinel

Belo Horizonte

2019


  1. INTRODUÇÃO

O Intuito desse trabalho é a necessidade de se compreender, sob o ponto de vista da Análise do Comportamento, algumas características do ensino aprendizagem. Portanto, o presente estudo visa esclarecer como se dá o processo de ensino aprendizagem segundo os preceitos da teoria Comportamental. Nessa perspectiva, o trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica, mostrando que com a utilização de arranjos de contingências reforçadoras adequadas, se obtém comportamentos desejados para uma boa educação. A discussão sobre se um comportamento é adequado ou inadequado, certo ou errado já é antiga e é de acordo com os pressupostos da Análise do Comportamento, que nenhum comportamento pode ser considerado fora do seu contexto. Em suma acreditamos que esse trabalho possa ampliar a visão, e contribuir com a atuação da Análise Comportamental de forma efetiva na relação ensino aprendizagem. Ao longo de todo o trabalho iremos discorrer sobre está relação ensino aprendizagem por acreditarmos que há uma grande demanda nesse processo, que é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos.  A interdependência entre esses dois conceitos é fundamental para compreender o que acontece entre esses nomes. Sua percepção e entendimento constituem algo crucial para o desenvolvimento de qualquer trabalho de aprendizagem, de educação ou de ensino. Neste trabalho apresentaremos os conceitos oriundos da Análise Comportamental, localizando suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da Educação em relação a experiências de grande valor que nasceram e se desenvolveram.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Em 1960 aconteceram eventos importantes no Brasil, entre eles redução das        possibilidades de desenvolvimento de duas contribuições importantes na Educação. Sendo as contribuições de Paulo Freire, com seu método de Alfabetização de         Adultos, e os trabalhos de pesquisa e intervenção desenvolvidos por Carolina M. Bori que ficou nomeado por Programa de Condição de Ensino.

As contribuições de Paulo Freire trouxeram proposições sobre o papel do conhecimento no processo de ensinar e sobre a realidade de inserção da pessoa como parte da matéria prima talvez a mais importante de onde derivar o que ensinar aos alunos e recurso ou referencial fundamental para constituir as decisões relacionadas à como ensinar.

As Contribuições de Carolina M. Bori era voltado para tornar o ensino mais científico e mais relevante a partir das descobertas da Ciência, particularmente da psicologia procedimentos, que levassem o aluno a ser o centro de trabalho do ensino. Desenvolvendo um ensino onde o aluno fosse  apoiado no processo de aprendizagem como o centro de referência de trabalho do ensino. Esse trabalho derivou suas características iniciais das descobertas feitas na psicologia sobre como ocorre e se desenvolve o comportamento dos organismos. Os princípios básicos eram: o ensino deveria ser definido pela atuação do aluno (e não pelo do professor); a aprendizagem deveria ser feita em etapas pequenas, de acordo com as características do aluno e de suas possibilidades de aprendizagem; o aluno deveria poder prosseguir (demorando ou tendo mais ou diferentes condições) no curso conforme ocorresse sua aprendizagem; a cada aprendizagem, em lugar de notas, o aluno deveria ter conseqüências informativas, tanto técnicas, como sociais, conforme seu desempenho; e, finalmente, os processos de aprendizagens dos alunos e os procedimentos do professor deveriam ser objetos de estudos constantes e no próprio curso, de forma a fornecer conhecimento para aperfeiçoamento, não apenas das técnicas mais também dos conceitos fundamentais envolvidos nos processos de ensinar e de aprender.

No início do trabalho houve na Universidade de Brasília demissões de professores, entre os quais o grupo que, na psicologia, começara o trabalho de desenvolvimento do que seria, mais tarde, conhecido como Ensino Personalizado, Ensino Individualizado ou sistema de Ensino personalizado. Ensino programado individualizado, em alguns lugares do País. A experiência, precocemente interrompida, gerou um conhecimento que os professores americanos, que dela fizeram parte, procuraram desenvolver, ao voltar a suas universidades. A experiência prosperou nos vários Países, e foi utilizada sob os mais diversos nomes, formas e graus variados conforme a cultura ou características dos usuários.

Carolina M. Bori trabalhou com o uso da tecnologia relacionada e  investigação científica sobre o uso dessa tecnologia e sobre os processos e conceitos básicos envolvidos com essa tecnologia e com o conhecimento derivado da Análise Comportamental recebido no Brasil com muito preconceito. A partir do seu trabalho surgiram centenas de programas de pesquisas e artigos as descobertas e avanços foram crescendo ao longo do tempo exigindo cada vez mais uma sistematização cuidadosa desse conhecimento.

O que era uma proposição de técnicas passou a ser alvo de investigação e de estudos sistemáticos constante por pesquisadores, tendo os mesmos encontrando inspiração e orientações no trabalho de Carolina M. Bori.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (228.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com