TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME ‘IT - A COISA’ NUM CONTEXTO PSICOLÓGICO

Por:   •  7/11/2018  •  Ensaio  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO DE CULTURA E ARTE

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA E COMUNICAÇÃO

 

 

 

 

 

JACKSON SAMUEL DA COSTA MELO

 

 

 

 

 

 

ANÁLISE DO FILME ‘IT - A COISA’ NUM CONTEXTO PSICOLÓGICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FORTALEZA-CE

2018

JACKSON SAMUEL DA COSTA MELO

 

 

 

 

 

 

 

ANÁLISE DO FILME ‘IT - A COISA’ NUM CONTEXTO PSICOLÓGICO

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho a apresentado na Disciplina de Psicologia e Comunicação do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção da aprovação na disciplina.

 

Professora: Profa. Dra. Nara Maria Forte Diogo Rocha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FORTALEZA-CE

2018

ANÁLISE DO FILME ‘IT - A COISA’ NUM CONTEXTO PSICOLÓGICO

Jackson Samuel da Costa Melo

 

RESUMO

Este trabalho relata sobre o filme estadunidense ‘It - a coisa’ dentro de um contexto psicológico, já que o filme abre espaço para tal abordagem, uma vez que contém uma história do gênero terror, que trabalha o ‘medo’. O objetivo geral deste trabalho é analisar o filme ‘It - A coisa’ dentro de um contexto psicológico, cujo, vai desde análises críticas dos elementos do filme, com suas respectivas cenas, até confrontos de materiais relacionados ao tema, que foram recomendados com abordagens pertinentes à disciplina ‘Psicologia e Comunicação’. O palhaço, Pennywise, em sua sede pelo medo alheio, sai assustando de maneira bem específica e separadamente os personagens principais, que é um clube de amigos chamado “clube dos otários”. Ao longo do trabalho é citado cada cena de medo, primordialmente ao filme e como os personagens agiram para superar isso. O ‘medo’ que, por sua vez, é desenvolvido graças a experiências traumáticas de cada pessoa. Os personagens tiveram que enfrentar esse medo, o que se tornou um grande desafio. O filme aborda isso de maneira bem explícita, já que os personagens são desafiados. Eles descobriram que o medo só poderia ser combatido por ninguém menos que o próprio sujeito aterrorizado. Unidos, tiveram mais segurança, o que deu-lhes ferramentas potentes ao fortalecimento de si-mesmos.

Palavras-chave: It - a coisa; Medo; Psicologia.

1 INTRODUÇÃO

O filme ‘It – a coisa’, lançado nos cinemas em 2017, se tornou um grande sucesso de bilheteria (faturando US$ 700 milhões em todo o mundo) e se consolidou como grande referência do gênero Terror no mundo cinematográfico (se tornou o longa-metragem de terror mais visto de todos os tempos). O longa metragem foi baseado na obra literária de Stephen King, que carrega o mesmo título, e conta a história de um grupo de crianças que numa cidade fictícia (Derry) são atormentadas por uma ‘coisa’ que na maioria das ocasiões, assume a forma de um palhaço (Pennywise) ou a do maior medo de suas vítimas, seja um espírito, um zumbi, dentre outras.

A grande questão a ser analisada, em detrimento da obra, dentro de um contexto psicológico, é o ‘medo’ que é abordado de forma intensiva na obra e os desafios e comportamentos juvenis adotados pelos personagens. Uma vez que diante de tal situação, eles tiveram que lidar com tamanho desafio, que é descobrir como lidar com seus medos e assim ‘derrotar’ o temido palhaço.

O objetivo geral deste trabalho é analisar o filme ‘It - A coisa’ dentro de um contexto psicológico, cujo, vai desde análises críticas dos elementos do filme, com suas respectivas cenas, até confrontos de materiais relacionados ao tema, que foram recomendados com abordagens pertinentes à disciplina ‘Psicologia e Comunicação’.

2 COMO O MEDO É ABORDADO NO FILME

Como anteriormente dito, o filme ‘It - a coisa’ traz uma história de terror onde há uma ‘coisa’ que assume nas maioria das vezes a forma de um palhaço, que assusta crianças para se alimentar do medo delas. Mas nem sempre a mesma forma é utilizada, pois cada personagem será desafiado, de acordo com seu medo. Estes, por sua vez, tem a missão de superar esses medos (alguns ocasionados por traumas), na intenção de afastar a ‘coisa’ e assim garantir tempos pacíficos para a cidade, por um bom tempo.

O palhaço, Pennywise, em sua sede pelo medo alheio, sai assustando de maneira bem específica e separadamente os personagens principais, que é um clube de amigos chamado “clube dos otários” que inclui: Ben, Beverly, Bill, Eddie, Mike, Richiee e Stanley.

A primeira cena de medo é aquela característica de uma criança que mora nos Estados Unidos. Um porão escuro que carrega sempre um ar misterioso, e George, a primeira vítima, irmão de Bill, é submetido a ter que enfrentar seu medo do escuro (como se ver aos 03 minutos do filme).

O medo utilizado por Pennywise para assustar Mike é um incêndio (20:00), isso está relacionado a um trauma passado por ele e sua família. O curioso é que a fantasia (simulação de um incêndio/medo) criada pela ‘coisa’ acontece apenas na mente da vítima, ou melhor, só quem enxerga os ‘efeitos’ criados para causar o pânico é quem está envolvido e tem conhecimento sobre o que está ocorrendo.

Já o Stanley, um jovem judeu que por ordem paterna, estuda a Torá, se sente incomodado sempre que vai deixar o livro sagrado no escritório de seu pai, pois há um quadro bastante exótico na parede (21:18).  Misteriosamente, o ser pintado assume uma forma tridimensional que deixa o jovem assombrado, o qual, corre desesperadamente deixando o escritório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com