TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Por:   •  19/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA. CAMPUS PARAÍSO / 2º e 3º SEMESTRE

PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Amanda Lopes Guilherme                                (RA: D232CD-2)

Eudes G. da Silveira                                        (RA: D33993-1)

Fernada Borderes                                        (RA: D251IG-5)

Júlia Cascaldo                                                (RA: D3220F-0)

Matheus Alberto E. Pereira                        (RA: N1917J-9)

Thayane Martins Santos                                (RA: D4797E-9)

                 Orientador: Profa. Dra. Yuristella

São Paulo

2018


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA. CAMPUS PARAÍSO / 2º e 3º SEMESTRE

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO:

Relatório realizado para a disciplina de Psicologia Geral Experimental, do curso de psicologia da UNIP, de acordo com as aulas laboratoriais orientadas pela Professora Yuristella.

São Paulo

2018


RESUMO

        O presente trabalho irá abordar os estudos do comportamento a partir de um programa virtual de computador que simula um rato de laboratório, o Sniffy, que foi estudado de acordo com a teoria da análise do comportamento segundo B. F. Skinner. Ate o presente momento o experimento teve o objetivo de aplicar alguns conceitos do Skinner, que foram: O nível operante e a modelagem. O objetivo do experimento era fazer com que o rato pressionasse uma barra dentro de uma caixa que simula uma gaiola de laboratório, para que ele pudesse receber alimento.

        Pudemos perceber como os estímulos dados faziam o sujeito operar sobre o seu ambiente, e a partir disso pudemos observar e fazer uma análise. O experimento tem grande importância para o estudo do comportamento, pois podemos compreender a partir dele, como os organismos operam de acordo com o seu ambiente e os estímulos dados pelo próprio. Levando em consideração também, que cada organismo possui uma história de vida, e que irá atuar e se comportar de determinadas maneiras devido ao seu condicionamento.


SUMÁRIO

RESUMO        3

1 INTRODUÇÃO        5

2 MÉTODO        6

2.1 Sujeito        6

2.2 Ambiente, Materiais e Instrumentos        6

2.3 Procedimento        6


1 INTRODUÇÃO

        A análise do comportamento busca compreender a interação do ser humano com seu ambiente. É importante deixar claro que o conceito de ambiente vai muito além do seu significado comum na visão da análise do comportamento. Ou seja, o ambiente está referido ao mundo físico, social, a história de vida e a própria interação do sujeito com os outros. Tudo isso se enquadra no conceito de ambiente segundo a análise do comportamento. (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, P.213).        Para Skinner, seria possível prever e controlar o comportamento do individuo a partir do conhecimento da história de interação com seu ambiente. E para comprovar suas ideias, foram criados experimentos em laboratório para o estudo do comportamento operante.                                                                                Nos experimentos realizados em aulas no laboratório, tivemos acesso a uma caixa de Skinner, que fornece ferramentas de controle das contingencias de reforço.  A princípio, o objetivo era observar a linha de base do sujeito, para posteriormente condicioná-lo a se aproximar do comedouro, ensinando ao rato (Sniffy) um novo comportamento. E para que isso ocorresse era necessário que utilizássemos um reforço contínuo, no caso a bolinha de comida.                                                A partir do experimento, pudemos analisar também o procedimento da modelagem, que consiste no reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O que resultará em um novo comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com