TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Entrevista Psicologo

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 5

Realização da Entrevista

                No dia 03/05/15 realizamos a primeira entrevista com uma psicóloga em sua própria clínica, um sobrado sendo seu consultório na sala debaixo e a sala de cima ocupada por seu esposo que atua com quiropraxia.  

                Esta entrevista foi realizada com uma pessoa que já atua como psicóloga clínica há muito tempo. Começou sua carreira atuando com Recursos Humanos responsável por  diversos subsistemas. Depois, ao perceber que sua área de atuação era o de auxiliar as pessoas em seus processos psicológicos resolveu se dedicar a terapia clínica, atividade que realiza até hoje.  

                Fez alguns cursos diferentes, mas não se especializou em grandes áreas. Percebemos que seu amplo conhecimento está muito relacionado ao tempo de experiência, a realização de terapia e supervisão e a encontros promovidos com outros psicólogos a fim de se ajudarem mutuamente.

                Iniciou recentemente um curso na área de constelação familiar e entende que esta nova técnica poderá auxiliar muito no atendimento de seus pacientes, principalmente nas questões voltadas a família. Recomendou este curso.

                Está completamente satisfeita com a realização desta atividade com sua atuação profissional e verbalizou algumas vezes que não se vê atuando de outra forma. Até pensou em se aposentar, mas acredita que sua vida ficará sem um sentido se fizer isso e portanto, quer atuar mais e mais ajudando as pessoas a se “encontrarem” e fazer com que saiam de lá de outra forma, mais amadurecidos para enfrentar as situações.

                

Relação entrevista com a matéria

Relação entrevista com a matéria

Fazendo esta entrevista achamos possível relacioná-la tanto com a matéria psicanálise.

No que se refere à matéria de psicanálise o psicólogo trabalha com terapia clinica em longo prazo para conhecer seu inconsciente, mais na realidade não seria o principal foco o que pude observar na entrevista e também na matéria seria o processo de transferência que ocorre na relação terapeuta e paciente.

Um dos pontos mais importantes da terapia, onde os sentimentos são expostos em forma boa ou ruim na figura do terapeuta.

Esse processo de transferência pode ocorrer em qualquer tipo de terapia e o psicólogo tem que saber de forma adequada a trabalhar com essas emoções dos seus pacientes.No caso da psicanálise essa transferência vem de forma mais forte pois trabalha se muito mais o inconsciente e tanto a psicanálise quanto no psicólogo clinico é uma barreira que deve ser trabalhar pois ocorre de forma sucinta ou agressiva

Atividade Prática: Entrevista com psicóloga

Informações Iniciais:

  • Nome: 
  • CRP:
  • Universidade e data de graduação: 
  • Especializações:
  • Data de inicio das atividades como psicólogo: Em consultório atuo há 17 anos porque antes atuava em RH
  • Telefone para o professor entrar em contato, caso necessite: 
  • Data da Entrevista: 03.05.2015
  • Entrevistador:

Questões:

O que te fez escolher o curso de Psicologia?

“Fiz um curso e lá tive uma matéria de Psicologia e me encantei. Soube naquele momento que queria ser Psicóloga”.

Onde é e como é o seu local de trabalho:

Para se sentir segura o que você fez para iniciar sua atuação?

“Realmente, começar a atender assusta muito porque é muita responsabilidade. Para me ajudar, fiz terapia e supervisão (com minha própria terapeuta)”.

Qual tipo de público você atende? Poderia informar faixa etária, sexo, classe social, escolaridade e profissão?

“Atendo todas as pessoas que me procuram, independentemente de qualquer coisa! Nesse sentido, atendo, desde estudantes adolescentes, até empresários. Não atendo crianças. Já atendi pessoas das mais diversas profissões…Secretárias, recepcionistas, médicos, psicólogos, advogados, mágico, aviador, consultores, instrumentador cirúrgico, dentistas, músicos, artesões…etc. Já atendi pessoas de 16 aos 72 anos. De pessoas com renda bem baixa, até empresários de classe média alta”.

Qual público você acha que aceita mais fazer as sessões de terapia? Por que?

“Não penso em grupos, penso em pessoas e nesse sentido, não existem grupos e sim pessoas que estão interessadas em fazer terapia. E isso é independente de qualquer condição e/ou classe econômica e social. Quando uma pessoa tem um esclarecimento do que é e como funciona a terapia, ela procura”.

Você acha que a procura por psicólogos/terapia aumentou nos últimos tempos?

“Sim, aumentou. Porque atualmente a profissão está mais difundida e com informações, as pessoas ficam esclarecidas e o estigma de que quem faz terapia é louco, está caindo por terra, Graças a Deus”!!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com