TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTICULAÇÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS” SANTANA DE PARNAÍBA

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ARTICULAÇÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”

SANTANA DE PARNAÍBA 

2014 

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ARTICULAÇÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”

 

 

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem aplicado no curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP, para obtenção da nota parcial bimestral.

 

SANTANA DE PARNAÍBA 

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ARTICULAÇÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”

 

 

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem aplicado no curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP, para obtenção da nota parcial bimestral.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................4
  1. RESUMO DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS..........................................5

ARTICULAÇÃO.............................................................................................6

3.1.  Abordagem Tradicional..........................................................................6

3.2. Abordagem Comportamental...................................................................7

3.3. Abordagem Humanista............................................................................7

CONCLUSÃO............................................................................................................9

BIBLIOGRAFIA........................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

          O trabalho apresentado aborda os principais aspectos de ensino que a escola tem para com o aluno.

          A educação nunca será uma realidade acabada. Por ter características de fenômenos humanos e históricos, tende a ser abordada sob diferentes aspectos.

        MIZUKAMI define três abordagens: tradicional, comportamentalista, e humanista. Mediante essas abordagens, segue uma articulação baseada no livro Pinóquio Às Avessas.

.

  1. RESUMO DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS

          O livro Pinóquio às Avessas aborda uma estória para analisar as diferentes metodologias de ensino, de forma mais crítica e menos condicionada. Esta crítica é exposta através de Felipe, personagem principal, que era muito alegre e curioso, adorava pássaros e estava sempre em busca de novos conhecimentos sobre eles. Um dia seu pai lhe informou que em breve ele teria que frequentar a escola para adquirir os conhecimentos necessários e assim pudesse futuramente ser alguém. Felipe passou então a criar expectativas sobre o colégio, imaginando que lá ele aprenderia tudo sobre seus tão amados pássaros e quem sabe um dia se tornar um cuidador de pássaros. Porém toda essa empolgação acabou assim que percebeu que a escola, não era para aprender curiosidades sobre a vida, e que quando tentavam saber sobre determinados assuntos, fora do contexto da aula eram repreendidos pelos professores que diziam que aquele não era o momento para pensar sobre isso.

           No começo, foi difícil sua adaptação aos sistemas educacionais, mas aos poucos ele foi minimizando suas curiosidades e passou a dar prioridade para as “regras” impostas pela sociedade, ou seja, estudou o que lhe disseram que era preciso, se formou, cursou uma universidade e adquiriu uma profissão.                                    Felipe se tornou um frangologista, muito bem sucedido, no entanto algo dentro dele o impedia de ser completamente feliz, pois a seu ver, estava vivendo em um mundo de pessoas sobreviventes, de réplicas de uma população arcaica. Por este motivo, Felipe procurou um psicólogo que o ajuda a se libertar, dando a ele a possibilidade de sair do mecanismo em que estava apresentado.

 


  1. ARTICULAÇÃO

3.1.  Abordagem Tradicional

          A abordagem tradicional de ensino serve como quadro de referência para todas as demais abordagens. Segundo Snyders, é o ensino verdadeiro, pois conduz o aluno ao contato com os grandes feitos da humanidade. Dá-se grande ênfase aos modelos, em todos os campos do saber. Privilegiam-se os especialistas, os modelos e o professor. Este como sendo elemento imprescindível na transmissão do saber.         O adulto na concepção tradicional é considerado como um homem acabado "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura”, que precisa ser atualizado.

         De acordo com o ensino tradicional a escola é o lugar da apropriação do conhecimento, por meio da transmissão de conteúdo e confrontação com modelos e demonstrações.

         O individuo nada mais é do que um ser passivo, um receptáculo de conhecimento escolhidos e elaborados por outros para que ele se aproprie. Nessa abordagem o aluno é visto como uma tabula rasa uma folha em branco, ou seja, não existem conhecimentos anteriores, somente o que é exposto pelo o professor. Esse objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores pregados pela sociedade.

                 Podemos verificar isso no momento em que Felipe questiona à professora de português se ela sabe o nome do pássaro azul que come mamão e a mesma responde: “– Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa da aula de português. Na aula de português temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.”.

        Então, Felipe, não entendendo o que é o programa, questiona sobre e obtém a resposta da professora, que sabendo que ele é uma criança responde:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com