TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA APLICADA NA SAÚDE DO TRABALHADOR ACIDENTADO

Por:   •  15/9/2017  •  Artigo  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 14

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA APLICADA NA SAÚDE DO TRABALHADOR ACIDENTADO

Flávio Conceição Freitas Rubim Ferreira [1]

Mirian De Fátima Sousa Rocha [2]

RESUMO

O estudo sobre a aplicação da psicologia na qualidade de vida do trabalhador tem como objetivo identificar quais os meios que as empresas de construção civil usam para reabilitar o trabalhador acidentado, bem como discutir a presença do profissional de psicologia em empresas de construção civil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, afim de identificar na literatura, artigos científicos, e com bases em teóricos que discutem o assunto em questão, o surgimento da psicologia aplicada bem como um levantamento pertinente aos modos de reabilitação dos trabalhadores acidentados e os processos psicológicos envolvidos. Neste sentido indicamos a presença do psicólogo na reabilitação do trabalhador acidentado, mantendo sua integridade tanto física, quanto mental.

Palavras chave: Psicologia aplicada. Reabilitação. Qualidade de vida

THE CONTRIBUTIONS OF APPLIED PSYCHOLOGY IN THE HEALTH OF ACCIDENTED WORKERS

ABSTRACT


The study on the application of psychology in the worker's quality of life aims to identify which means that construction companies use to rehabilitate the injured worker as well as discuss the presence of professional psychology in construction companies. It is a descriptive research with a qualitative approach in order to identify the literature through scientific articles, with bases in theoretical discussing the matter at hand, the emergence of applied psychology as well as a relevant survey the ways of rehabilitation workers rugged and psychological processes involved. In this regard we indicate the presence of the psychologist on the rehabilitation of injured worker, keeping your both physical, and mental.

Key words: Applied Psychology, Rehabilitation, Quality of Life.

1 INTRODUÇÃO

No ambiente de uma empresa há vários profissionais que de alguma forma contribuem para o bom andamento das atividades. Dentre esses profissionais, o psicólogo pode exercer um papel fundamental na reabilitação do trabalhador acidentado, visto que a presença desse profissional irá trazer benefícios para esse trabalhador, pois ele irá ajudar a reabilitar seus aspectos mentais, emocionais, uma vez que o acidente pode causar tanto traumas físicos, como também traumas psicológicos.

Como alunos e futuro atuante no ambiente laboral, percebo a deficiência do psicólogo nas empresas, quando se trata de acidente do trabalho. Percebo também que a aplicação da psicologia é uma alternativa para reabilitar o trabalhador acidentado para outra função.

É de fundamental a psicologia aplicada no ambiente laboral pois, cada trabalhador tem seu modo de pensar e agir e, na ocorrência de acidente é dado como causa principal o fator humano, ou seja, a psicologia nesse âmbito estuda a relação do homem com o seu trabalho, sua personalidade, as suas aptidões, bem como o ambiente de trabalho e aborda todos os componentes desse contexto.

Em uma situação de crise no trabalho, o comportamento do trabalhador é afetado, o problema na empresa ou até mesmo pessoal o deixa irritado. Para amenizar ou solucionar esse problema, o profissional de psicologia irá atuar como orientador, porque ele ajuda com testes psicológicos, estudos sobre o ambiente de trabalho, o comportamento do trabalhador diante situações de crise, facilitando o trabalho dos funcionários e deixando o ambiente de trabalho mais prazeroso. Em razão disso o profissional de psicologia torna a empresa um ambiente de qualidade.

Em situação de trabalho, o trabalhador é convocado a lidar com problemas que não poderiam ser antecipados ou respondidos de forma satisfatória pelos chamados “procedimentos padrões” (VIEIRA, 2006, p.157).

Certas abordagens são utilizadas recorrentemente no ambiente laboral, entretanto esses problemas são multideterminados pelas variabilidades inerentes às situações de trabalho. Os procedimentos padrões não são na maioria das vezes uma solução do problema, percebe-se a incoerência nos métodos de resposta aos problemas, o que fundamenta mais a participação do psicólogo no ambiente do trabalho.

Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano.

 Na empresa, o empregador não só deve lidar com a ausência de acidentes, mas a prevenção deles, e bem como na correta reabilitação do trabalhador acidentado. O que percebemos é a falta de assistência psicológica para o funcionário acidentado, afetando seu desenvolvimento para reabilitação, tornando o mesmo desmotivado para com a empresa, e para si mesmo, pois irá ficar um período afastado decorrente do acidente e consequentemente irá sentir desanimo, desconforto porque o mesmo irá ficar impotente de realizar suas funções, quando voltar para a empresa irá estar com receio de fazer o trabalho que o acidentou, tornando mais suscetível a erros, incidentes ou até  acidentes de trabalho, em razão disso o profissional de psicologia entra como mediador entre a empresa e o funcionário, para auxiliar a reconstruir a saúde mental do acidentado, e torná-lo ativo ao trabalho.

2 Revisão de Literatura

A psicologia do trabalho tem como principal característica a multi e interdisciplinaridade, faz abordagens teórico-metodológicas e técnico-operacionais. Tem como objeto de estudos fenômenos relativos aos processos organizacionais e do trabalho enquanto fazer humano. Para um modo particular da psicologia do trabalho podemos ressaltar sua pluralidade e multiplicidade, de modo que não se pode afirmar a existência de uma coesão conceitual e prática demarcadora de propostas de investigação e ação.

No contexto histórico dos saberes e práticas da psicologia nos séculos XX e XXI, temas como sexualidade, inconsciente, problemas mentais, comportamento e fisiologia humana, foram fatores dos quais nasceram clássicas ciências psicológicas.

Com o surgimento da sociedade industrial, práticas e conhecimentos do trabalho começaram a ser desenvolvidos, advindos de transformações nas bases das estruturas da vida social, desencadeados por processos em exemplo, a revolução industrial inglesa que por consequência trouxe o nascimento de fábricas e avanço nas técnicas. Entretanto essas modificações tanto nos modos de trabalho como também de organização da vida, trouxe diversos problemas socias como a degradação dos modos de vida e condições de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (464.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com