TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade Multivix Psicologia Teorias Humanistas

Por:   •  21/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE MULTIVIX

PSICOLOGIA

TEORIAS HUMANISTAS









TEORIAS HUMANISTAS – 1º BIMESTRE/2023 - AVALIAÇÃO PROCESSUAL





Ricardo P.dos santos; Livia Martins; Paola Mouro; Ana Sales

(Psicologia 7° Per. Noturno. )






Vila velha , Março de 2023

Pergunta 01) 0,5 ponto.

As abordagens psicológicas possuem como fundamento teórico visões de ser-humano e de mundo. Boainaim (1998) descreve sobre a visão do humanismo acerca do ser-humano e do mundo. CITE e DESCREVA três dos conceitos que o autor identifica.

Resposta:

Há um consenso das abordagens humanistas e propõem: o homem como um ser complexo e organicamente integrado, em que suas qualidades únicas advêm da sua total configuração. Para os humanistas as concepções elementares da psiquê são rejeitas. A proposta da Gestalt tem o homem como totalidade, de maneira que a pessoa humana é maior sempre do que a soma de suas partes isoladas.

 Igualmente associada a visão holista está a compreensão que os humanistas têm do homem como indissociável em sua configuração, não determinado em seu relacionamento com o meio, seja fenomenológico-experiencial, interpessoal, sócio-histórico ou físico. Já o ser humano da concepção humanista-existencial, é um ser livre e intencional, essa noção advém das psicologias existências, nas quais por vezes recusam a concepção mais essencialista. Para os existencialistas o homem livre auto orientado pelos seus propósitos e sentidos conduz a própria existência.

Pelas teorias humanistas o comportamento humano não pode ser de todo entendido através de referências exclusivas de influências determinantes externas à sua consciência e aos signos atuais, que se aplica ao mundo. Sejam estas influências advindas do ambiente, do inconsciente ou do passado.

Crivo de correção:

Critérios

Nota

Observações

Citou três conceitos.

0,2 / _______

Descreveu os três conceitos citados.

0,3 / _______

Pergunta 02) 0,5 ponto.

 Feijoo e Mattar (2014) discutem sobre o método fenomenológico, idealizado por Edmund Husserl. No artigo as autoras citam três momentos constitutivos do método fenomenológico. CITE e DESCREVA quais são esses três momentos.

Resposta:

O método da fenomenologia de Husserl consiste em ir as coisas mesmas na investigação de um fenômeno. Husserl utilizou do método fenomenológico para investigar o fenômeno da consciência. Para tanto adotou-se uma postura antinatural frente ao fenômeno da consciência.

Em segundo momento ao prescindir da ideia de uma substancialidade subjetiva subjacente aos atos, ele alcançou a essência do fenômeno pelo exercício do pensamento acompanhando descritivamente a própria constituição da consciência em ato. Deste modo, encontrou a essência da intencionalidade como espaço dação dos objetos, ou seja, os fenômenos na construção de sua metodologia assumem o seguinte:

1º - Redução fenomenológica, em que há a suspensão de todas as teorias acerca da consciência, seja empírica ou logicamente fundada. Ao suprimir as perspectivas naturalizantes, o filosofo assume uma postura antinatural frente ao fenômeno.

2º - Descrição dos vetores internos ao fenômeno, na medida em que o investigador acompanha a própria constituição da consciência.

3º - Explicitação da experiência, alcançando assim sua essência, a intencionalidade como lugar de dação dos objetos-fenômenos, e concebe-se assim a consciência intencional como síntese incessante do fluxo temporal das experiências.

 A intencionalidade diz respeito ao constante transcender de si próprio, rompe-se então a ideia de que é o sujeito que posiciona as coisas ao mesmo tempo de que estas existem independente da consciência.

 Sendo assim, as estruturas intencionais dizem sempre sobre o caráter de cooriginalidade sujeito-objeto HUSSERL (1901-2007)

Crivo de correção:

Critérios

Nota

Observações

Citou os três momentos.

0,2 / _______

Descreveu os três momentos.

0,3 / _______

Pergunta 03) 0,5 ponto.

Buber aborda sobre duas atitudes que o ser-humano pode ter no mundo: EU-TU e EU-ISSO. Descreva as ideias do autor sobre essas duas atitudes.

Resposta:

Para Buber, um relacionamento é feito de dois indivíduos (seres) que se comunicam entre eles (intersubjetividade). Nesta concepção, há o EU-TU (formação sujeito-sujeito) sendo o “TU” representante do mundo de cada sujeito (Buber 1878 – 1965).

 Para Martin Buber, existe uma relação na qual se configura como sujeito-objeto denominada de o “ISSO”, este representa o plano do objeto. Com isso, o autor nos faz entender que o “eu-tu” é mais completo e integral porque representa relacionamento dos dois seres com o todo (o completo) um do outro de maneira plena (com seus pensamentos, sentimentos e sensações). Por outro lado, o “eu-isso” se performa como relação entre o ser e uma parte do todo do outro, num gesto mais distante, um tanto impessoal.

Então podemos entender o eu-tu, é o ser na sua integralidade e o eu-isso como o ser não completo - não inteiro, por Buber é essa integralidade exatamente que torna o ser humano completo. Logo, podemos concluir que, quando o melhor que está em mim encontra o melhor que está em você, nasce uma relação onde as emoções e nossa mentalidade estão em harmonia (alinhamento) e caminham na mesma direção. Mas, para isso é preciso que se tenha diálogo, interação direta dos envolvidos, de maneira que uma completa a realidade da outra ativamente. Caso contrário, será uma relação pautada no “EU-ISSO”, ou seja, pelo distanciamento das partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com