TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE ROTINA DOMINICAL DE ADOLESCENTES DE CLASSES ECONOMICAMENTE DISTINTAS.

Dissertações: ATIVIDADES DE ROTINA DOMINICAL DE ADOLESCENTES DE CLASSES ECONOMICAMENTE DISTINTAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

59ª Reunião Anual da SBPC

G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano

ATIVIDADES DE ROTINA DOMINICAL DE ADOLESCENTES DE CLASSES ECONOMICAMENTE DISTINTAS.

Mayara Barbosa Sindeaux Lima1

Lorena Santos1

Ana Patrícia Fernandez1

Fernando Augusto Ramos Pontes2

1. Departamento de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará

2. Prof. Dr.- Departamento de Psicologia Experimental da UFPa- Orientador

INTRODUÇÃO:

Segundo a literatura, as atividades de rotina são pré-estabelecidas, periódicas, regulares e com pouco ou nenhum envolvimento emocional. Essas atividades cotidianas, vivenciadas pelas crianças e adolescentes, propiciam oportunidades e/ou restrições desenvolvimentais. O objetivo desta pesquisa foi levantar o orçamento de tempo das atividades de rotina do dia de domingo, de adolescentes de duas classes economicamente distintas, categorizadas como baixa renda (BR) e classe média (CM). A relevância deste estudo se deve a escassez de pesquisas brasileiras na temática Rotina e a sua contribuição à Psicologia do Desenvolvimento.

METODOLOGIA:

Participaram 80 adolescentes residentes na cidade de Belém-Pa, na faixa etária de 12 a 15 anos, dos quais 50 eram de baixa renda (25 de cada sexo) e 30 de classe média (18 do sexo masculino – M e 12 do sexo feminino – F). A coleta de dados se iniciava após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Foram utilizados como instrumentos um questionário referente a dados sócio-demográficos e um inventário de rotina, os quais foram aplicados aos participantes individualmente. As entrevistas ocorreram em uma creche situada em uma área de invasão e em uma escola particular.

RESULTADOS:

Os dados mostraram que, excluindo o tempo gasto com descanso, a categoria de atividade com o maior percentual de tempo investido no dia de domingo foi “Lazer”, entretanto os percentuais diferem-se de acordo com o gênero e a classe social dos participantes, os meninos obtiveram percentuais maiores do que os das meninas (M/BR: 60%; F/BR: 52%; M/CM: 73%; F/CM: 66%). Como se pode observar, no que diz respeito à classe social, os participantes de CM passaram mais tempo em atividades de lazer do que os de BR. Em relação à categoria “Atividades domésticas”, os resultados apontam os participantes de BR, particularmente do sexo feminino, como os que mais despendem seu tempo nesta categoria (M/BR: 4%; F/BR: 8%; M/CM: 0% e F/CM: 2%). Na categoria “Atividade Religiosa” os maiores percentuais de tempo despendido corresponderam aos adolescentes de BR, a saber: M (10%) e F (18%), em contrapartida, os participantes de CM gastaram 3% (M) e 9% (F) de tempo nesta categoria. Apenas adolescentes do sexo masculino de BR desempenharam atividades categorizadas como “Trabalho”, cujo percentual de tempo foi de 6%.

CONCLUSÕES:

Os resultados indicam que os participantes das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com