TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ETAPA 1

Por:   •  25/3/2016  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS -

UNIDADE TAQUARAL

CURSO DE PSICOLOGIA -TURMA B

CYNTIA MATHIAS        RA: 84.04.11.25.81

EDILAINE JESUS                RA: 80.74.87.53.01

KELLY GUIMARÃES        RA: 66.81.31.21.81

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ETAPA 1

Campinas-SP

2016

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS -

UNIDADE TAQUARAL

CURSO DE PSICOLOGIA -TURMA B

CYNTIA MATHIAS        RA: 84.04.11.25.81

EDILAINE JESUS                RA: 80.74.87.53.01

KELLY GUIMARÃES        RA: 66.81.31.21.81

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ETAPA 1

Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão do 1° bimestre da disciplina Teorias Psicanalíticas da Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade Taquaral.

Professora: Cláudia Sandroni

Campinas – SP

2016

Neves (2007) nos apresenta o surgimento de Melanie Klein, que como tantos de sua época, era discípula da teoria psicanalítica freudiana, mas suas ideias, apesar de ter uma base na psicanalise de Freud, acabaram seguindo um caminho um tanto quanto diferente. Klein sempre afirmou ser Freudiana, mas suas teorias e estudos eram tão originais e de certa forma revolucionários, que acabou virando uma nova corrente, chamada de Kleiniana. Tal corrente ganhou reconhecimento em diversos países e fez com que surgissem grupos de orientações da mesma.

Klein desenvolveu um trabalho voltado para o inconsciente e as fantasias oriundas dele, e também sobre as relações objetais, e é com o olhar voltado para esses pontos que vamos de certa forma ilustrar alguns comportamentos de João.

O conceito de fantasia Kleiniano, que segundo Oliveira (2007) é a forma do funcionamento mental primaria, o qual a criança está lidando com uma deformação criada na mente de forma fantasmática da sua mãe real, sendo estas fantasias as representações dos instintos que acompanham o indivíduo desde o início de sua vida. O que se pode citar no comportamento de João, é a falta de discernimento sobre o certo ou errado, o verdadeiro e o falso, isso é valido tanto para as questões internas, quanto externas.

Ainda segundo estudos realizados por Oliveira (2007) a fantasia criada pelo individuo é a maneira como suas sensações e percepções reais, são compreendidas e fantasiadas por sua mente, através da influência do princípio de prazer-dor. As principais funções da fantasia criadas pelo individuo, tem como a necessidade da realização de seus desejos, a negação de fatos doloroso vivenciados por ele, o controle onipotente, pois a criança acredita que é capaz de fazer com que os acontecimentos fantasiados realmente aconteçam, dentre outras. João acredita ser o centro de tudo, possui aquela sensação de que esta com o poder sobre tudo e possui o conhecimento de tudo, fica nítido que não consegue aceitar o que ele não controla, ou seja, o que não pode mudar.

Através do comportamento de João, pode-se dizer que após os acontecimentos traumáticos vivenciados por ele, foi o modo como sua mente conseguiu se refugiar, criando uma fantasia onde ele não sabe muito bem qual é o lado bom e o mau, porém de forma inconsciente está em busca de proteção.  

Um exemplo é a fantasia criada pela criança em relação a sua mãe, a qual a criança acredita que existem dois seios, sendo um deles o “bom” que o satisfaz através da alimentação e o seio “mau” que não está sempre disponível quando ela deseja, causando assim uma grande frustação na criança, fazendo com que ela se sinta na necessidade de se vingar. E tal vingança é feita através de armas que a criança acredita possuir, tais como: unhas, dentes e até mesmo as excreções, pois ela acredita que está expelindo algo perigoso do seu mundo interno e projetando no seu mundo externo em busca de vingança. (Oliveira, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com