TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS HISTORIA DA PSICOLOGIA

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.860 Palavras (16 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA SÃO BERNARDO

CURSO DE PSICOLOGIA

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Aline da Silva Santos    RA 1299104057

Daniele Ferreira de Souza Gomes   RA 8073831866

Elisangela Ferreira Santos de Menezes   RA8064785984

Priscila de Jesus   RA 9025444888

Richard  de Lima   RA8092904011

Thais Lopes de Sousa   RA 9847526602

atps - história da psicologia

ORIENTADORA PROFª ESPECIALISTA CLAUDETE PASSOS

SÃO BERNARDO DO CAMPO

NOVEMBRO/2014

Aline da Silva Santos    RA 1299104057

Daniele Ferreira de Souza Gomes   RA 8073831866

Elisangela Ferreira Santos de Menezes   RA8064785984

Priscila de Jesus   RA 9025444888

Richard  de Lima   RA8092904011

Thais Lopes de Sousa   RA 9847526602

[pic 1]

atps - história da psicologia

PRIMÓRDIOS DO BEHAVIORISMO, DA PSICANALISE E DA GESTALT.

[pic 2]

SÃO BERNARDO DO CAMPO

NOVEMBRO/2014[pic 3]


SUMÁRIO

ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO        

BEHAVIORISMO        

PSICOLOGIA GESTALT        

LINHA DO TEMPO DA PSICOLOGIA        

IDADE MÉDIA        

IDADE MODERNA (1453)        

PSICOLOGIA EXPERIMENTAL        

ESTRUTURALISMO (1916)        

FUNCIONALISMO        

BEHAVIORISMO (1913)        

GESTALT (SÉCULO XX)        

PSICANÁLISE (SÉCULO XIX E XX)        

O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA E SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL        

A HISTORIOGRAFIA DO PROCESSO PSICANALÍTICO NO BRASIL.        

A PSICOLOGIA NO BRASIL: PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO – ENTREVISTA COM ANA BOCK        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO

O Estruturalismo foi fundado por Edward Bradfort Titchener (1867-1927), surgiu na década de 50 a partir dos trabalhos de Wilhelm Wundt, com o objetivo de estudar e descrever minuciosamente aquilo que se observa, tendo como princípios estruturais o próprio estudo da
mente, para que as pessoas se aprofundassem mais em seu raciocínio, descrevendo claramente
aquilo que o vê, a fim de ter uma analise da consciência e seus elementos estruturais.        
O Funcionalismo surgiu na metade da década de 1850, por Willian James, com o objetivo de substituir o Estruturalismo, pelo método funcional, ou seja, na utilização de processos mentais para o organismo, de modo a definir como a mente era coordenada e não como ela era descrita ou estruturada. Não têm como estudo apenas a teoria e observação, mas sim a transformação de experiências em ciências pratica no processo de sensações e desejos. A Psicologia Funcional interessa-se pelo funcionamento da mente “as sensações, os desejos, as emoções, os conhecimento, os raciocínios entre outros (PENNA).         A diferença entre o pensamento de Wilhelm Wundt e Willian James para psicologia é que segundo Wundt o Estruturalismo, tem como estudo, estruturar o pensamento de forma descritiva, a fim de elaborar sistematicamente aquilo que se observa já o Funcionalismo é o modo de colocar em pratica as teorias apresentadas pelo estruturalismo.         Observamos que Wundt foi o criado do modelo estrutural da mente, a fim deobservar criteriosamente aquilo que se observa, tendo como referencia Edward B. Titchner para desenvolver esses conceitos do estudo aprofundado da mente, ajudando a Psicologia na sua maneira de estimular os pensamentos.        
Willian James teve por sua vez, o principio do desenvolvimento daquilo que era uma ciência teórica em pratica, tendo a percepção de algo que estimulasse o comportamento humano, podendo ajudar a Psicologia da sensação decorrida pelo ser humano.
         

BEHAVIORISMO

O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória - os estados mentais ou subjetivos. Dentre as varias propostas de entendimento da psicologia (seus objetivos, seus métodos e seu papel na sociedade contemporânea) encontra se a que chamamos de Behaviorismo Radical. Atualmente outros estudiosos vêm trazendo contribuições que explicitam, complementam ou acrescentam elementos as propostas inicialmente feitas por B. F. Skinner. Quando Skinner iniciou seus estudos em psicologia, outras propostas de entendimento desta área já estavam em discussão e as apresentações dos aspectos que caracterizavam seu entendimento da psicologia passariam a ser chamados de Behaviorismo Radical. As ideias essenciais do behaviorismo radical é que a ciência do comportamento trabalha com eventos dentro de uma realidade natural e que, portanto, podem ser investigados a partir de métodos experimentais. Na análise do comportamento, os estados corpóreos que são sentidos (sentimentos) não são negligenciados, apenas dá-se ênfase às condições ambientais a que estão ligados: são as condições, e não os sentimentos, que explicam o comportamento. Skinner, portanto, não rejeita a ideia de eventos ditos mentais, mas propõe uma forma diferente de falar sobre esses fenômenos sem cair no impasse dualista, e, por isso, evita utilizar uma “linguagem mentalista”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com