TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - HOSPITALAR

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS ( PASSO 3)

O texto aponta que o Psicólogo pode atuar em hospitais especializados, centros de atenção psicossocial (CAPS) , postos de saúde, programas de saúde da família, institutos, hospitais  gerais e de emergência, tanto no setor privado como público, e isso tem se expandido cada vez mais.

Devemos  trabalhar a parte emocional do paciente, cognição,comportamentos , seus afetos, emoções, medos, socialização.

O psicólogo na área hospitalar e da saúde trabalha para criar estratégias de atuação para a preparação psicológica do paciente e dos seus familiares, que precisam do apoio psicológico, o trabalho no hospital deve ser multiprofissional.

A área é recente no contexto brasileiro, a pessoa hospitalizada é atendida por vários profissionais, cuidam da sua saúde no geral. Os psicólogos da saúde desenvolvem projetos para prevenção, buscam formas de atuação, uma abordagem especifica para atendimento na pratica profissional.

O psicólogo que atua em hospitais tem várias tarefas: Na recuperação do paciente; ajudar na adaptação; facilitar a relação da equipe com o paciente; assistência psicológica ao paciente e sua família.

Como é um trabalho recente ainda, o psicólogo não conhece muito bem o seu papel dentro das instituições de saúde, e a mesma também não sabe o que esperar do profissional. Para trabalhar como psicólogo na área deve ter conhecimentos com políticas públicas, conhecendo as necessidades da população, habilidades na organização de programas de saúde.

A psicologia da saúde tem como objetivo os aspectos físicos, como sofrimento psíquico. Tentando compreender os fatores comportamentais e sociais e também biológicos que levam a o individuo e ter problemas com a saúde psíquica.

A psicologia hospitalar é uma área que só existe no Brasil, em outro país é chamado de psicologia da saúde. O psicólogo que se especializa em hospitalar, tem como função atuar no âmbito secundário e terciário de atenção à saúde, ele pode atender: psicoterapêutico, grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnostica; psicodiagnostico.

A Psicologia Médica tem como principal objetivo de estudo as relações humanas no contexto médico. A compreensão do homem em sua totalidade, no seu diálogo permanente entre mente e corpo, na sua condição biopsicossocial é fundamental para a Psicologia Médica (Muniz & Chazan, 1992).

A psicologia da saúde e psicologia hospitalar, como já mencionado no Brasil conhecida como hospitalar.

O termo hospital nos remete a um lugar onde tratam de pessoas doentes, internadas, ou que estão precisando de cuidados.

Diferente da psicologia da saúde que é voltada para a atenção , primaria, secundaria e terciária, a psicologia hospitalar é voltada somente para a secundaria e terciária e o profissional tem restrição a instituição de saúde.

Ainda encontramos resistência para atuar na área da saúde, se essa questão que é também social, fosse vista com mais atenção, talvez pudéssemos prevenir muitas doenças, com nosso trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com