TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Psicologica

Artigo: Abordagem Psicologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta algumas das abordagens psicológicas no processo ensino-aprendizagem, assim como os teóricos que as representam. Para que seja compreendido o papel do professor, do aluno e da escola.

Serão descritos, os pensamentos pedagógicos de Fernando Becker e Maria das Graças Nicoletti Mizukami, um resumo da obra de Rubem Alves – “Pinóquio às avessas” e a seguir, uma relação entre a obra e as abordagens apresentadas.

Recriando a trajetória de Pinóquio, o famoso boneco do autor italiano Carlo Collodi, Rubem Alves nos oferece uma nova leitura às avessas. Ele aponta para o perigo que correm as crianças ao ingressar em escolas que não consideram seu potencial e suas capacidades individuais e criativas, mas antes tentam enquadrá-las num sistema educacional rígido, conservador, anacrônico e sufocante.

O conto é, assim, apresentado “às avessas”, para provocar uma reflexão que suscite mudanças significativas em favor de uma educação verdadeira, edificante, que preserve na criança e no ser humano a capacidade de sonhar, criar, transformar e se realizar.

Ela fala de um menino que nasce de carne e osso, mais quando chega à idade escolar a escola vai moldando ele até se transformar em outra pessoa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. MODELOS PEDAGÓGICOS E MODELOS EPISTEMOLÓGICOS

Becker afirma que há três formas diferentes quanto à representação da relação de ensino-aprendizagem, dentro da sala de aula.

PEDAGOGIA DIRETIVA

Uma relação completamente hierárquica e passiva, onde somente o professor fala e os alunos escutam. Este modelo traz o conhecimento como algo a ser introduzido pelo professor, onde o aluno é um sujeito que nada sabe e que tudo deve aprender e, neste caso somente a figura do professor é quem obtém o conhecimento e pode transmitir isso ao aluno. A relação é totalmente passiva, deixando de lado a credibilidade que o professor tem no aluno, fazendo com que esse não seja um processo de aprendizado, mas sim uma simples transmissão de conhecimento, ou seja, quem sabe tudo passa o conhecimento para àquele que nada sabe.

PEDAGOGIA NÃO DIRETIVA

O professor é apenas um facilitador do aluno ou um auxiliar. De acordo com este conceito, o que será levado em consideração é a bagagem hereditária e social que o aluno traz é a fundamentação para o processo de ensino aprendizagem. O professor deste modelo pedagógico acredita que o raciocínio já nasce com a criança, e em sua prática crê que precisa apenas despertá-lo, imputando ao aluno inclusive a determinação de suas ações docentes, entendendo que o aluno é autossuficiente, policiando-se para interferir o mínimo possível, o que resulta em um ambiente desfavorável para o processo de ensino aprendizagem, em que o professor é despojado de sua função e o aluno elevado a um status que não possui. O professor não-diretivo, crê que o aluno é capaz de aprender sozinho e que o papel dele é apenas auxiliar na aprendizagem do aluno e despertar o conhecimento que nele já existe.

PEDAGOGIA RELACIONAL

É baseado no construtivismo, uma vez que o professor provoca o aluno a realizar uma construção através de suas propostas de ensino. A pedagogia relacional baseia-se na relação professor-aluno. Não é centrada no aluno nem no professor, pois este modelo trabalha as relações dentro da sala de aula. O professor acredita que o aluno só aprenderá alguma coisa, isto é, construirá algum conhecimento novo, se apropriará significativamente do novo saber, se ele agir e problematizar a sua ação. Este processo de construção exigirá uma relação entre professor e aluno, onde ambos devem ter atenção, voltadas ao outro. O aluno precisa aprender o que o professor tem a ensinar e o professor, por sua vez, precisa ensinar e aprender a construir com o aluno, de acordo com o que este aprendeu até o momento. Com isso, o sujeito constrói seu conhecimento, como conteúdo ou como construção de algo novo.

2.2. ABORDAGENS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Na obra “Ensino: As abordagens do Processo”, a autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami estuda os aspectos sociológicos, psicológicos e filosóficos das principais linhas pedagógicas.

De acordo com Mizukami (1986), algumas abordagens apresentam claro referencial filosófico e psicológico, ao passo que outras são intuitivas ou fundamentadas na prática, ou na imitação de modelos.

2.2.1. TRADICIONAL

No primeiro capitulo a autora apresenta a abordagem tradicional, o aluno, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. O ensino será centrado no professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. Evidencia-se o caráter cumulativo do conhecimento humano, adquirido pelo indivíduo por meio de transmissão, de onde se supõe o papel importante da educação formal e da instituição escola. Atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento.

O processo de ensino-aprendizagem a ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são "instruídos" e "ensinados" pelo professor. Os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos , os modelos imitados. A relação professor-aluno é vertical, sendo que ( o professor ) detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc.

A metodologia é baseada na aula expositiva e nas demonstrações do professor a classe, tomado quase como auditório. O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita exclusivamente a escutá-lo a didática profissional quase que poderia ser resumida em dar a lição e tomar a lição . A avaliação visa a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.

2.2.2. COMPORTAMENTAL

Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência. A educação deverá transmitir conhecimentos , assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do mundo ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com