TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Do Processo

Ensaios: Abordagens Do Processo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

ABORDAGEM TRADICIONAL

Neste tipo de abordagem coloca ao centro o professor, onde o aluno é tratado como uma tabula rasa, o aluno entra sem saber nada e o professor por saber mais que o aluno, transmite conhecimento ao mesmo de forma direta (neste tipo de abordagem, dá-se o nome de diretiva), acredita-se que o conhecimento possa ser transmitido e não construído.

Esta abordagem caracteriza muito bem o conteúdo do livro Pinóquio às Avessas, nele Felipe é submetido a um rígido sistema, onde suas opiniões, capacidades individuais não se enquadram no sistema de sua escola. Felipe somente executa prescrições que lhe são dadas pelos professores. Segundo Maria Mizukami, nesta abordagem o indivíduo terá uma maior compreensão e domínio do mundo, seja ele físico, social, etc. Porém suas habilidades naturais; tudo o que o individuo aprendera fora da escola, é descartado. Neste caso, o professor é quem determina o aluno, o educador ensina e o aluno somente aprende como acontece com Felipe, apesar de gostar de pássaros e querer aprender mais sobre eles, na escola isto não lhe era ensinado, já que o conteúdo apresentado por Felipe, não estava no programa. Em uma determinada parte do livro Felipe diz “Quer dizer que o que eu aprendi fora da escola não vale nada lá dentro?” esta fala caracteriza bem este tipo de abordagem, o que o aluno sabe antes de entrar na escola não é considerado, a partir do momento em que são expostos ao ensino, são enquadrados a um sistema rígido de educação.

O livro de Rubem Alves mostra um modelo rígido de educação desde os pais, o autor aponta sobre as medidas de como os adultos interveem na formação educacional das crianças; os pais de Felipe diziam que tudo o que o menino precisava saber, aprenderia na escola e que se não aprendesse nada, seria burro. Desde já ha uma limitação da criança, como se a entrega total e exclusiva aos estudos fosse o único meio de alcançar o sucesso na vida adulta, sem considerar seus desejos, habilidades e sonhos. Para os pais, obter uma formação bem sucedida, dá ao individuo mais oportunidades, um bom lugar diante a sociedade.

De acordo com Durkheim:

No processo da educação durante o período em que o aluno frequenta a escola, ele se confronta com modelos que lhe poderão ser úteis no decorrer de sua vida durante e pós-escola.

A abordagem tradicional limita a criança às suas próprias habilidades, já que existe um modelo pré-estabelecido, o educador ensina o que tem de ensinar e o educando possui o dever de aprender. Para Émile Chartier o ato de aprender é uma cerimônia e acha necessário que o professor se mantenha distantes dos alunos. O contexto da estória de Pinóquio às Avessas, nos

faz refletir que ponto como este citado a cima é de certa forma muito rígido, pois Rubem Alves pretende mostrar justamente o oposto, a necessidade de uma relação professor-aluno para a formação da criança.

Rubem Alves não tem como prioridade negar o potencial do ensino tradicionalmente diretivo, e sim mostrar que levar em conta as necessidades do aluno também é de suma importância, suas capacidades pessoais também devem ser desenvolvidas no ambiente escolar. Em seu livro, Felipe mesmo obtendo sucesso em sua vida profissional teve de frequentar um psicanalista, precisava de ajuda, pois quando criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com