TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Teórico Metodológicas em Saúde/doença Mental & Trabalho

Por:   •  9/8/2022  •  Artigo  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

A entrevista foi realizada de forma remota, com estudante do segundo semestre de psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do sexo feminino, 20 anos de idade, residente no município de Caarapó Ms.

Para a realização da entrevista foram elaboradas cinco perguntas norteadoras, que consistiam nas seguintes:

  1. Ao escolher ingressar no curso de psicologia, como foi o processo de decisão? Você passou por algum tipo de orientação profissional? Se possível discorra sobre  
  2. Você percebe elementos que influenciaram sua escolha? Exemplo: família, amigos, expectativas...
  3. Como as pessoas inseridas em seu contexto social reagiram a sua escolha?
  4. Antes de ingressar na graduação, você conhecia o curso e a universidade?
  5. Quais informações sobre o curso você pesquisou? As áreas de atuação e salário tiveram impacto em sua escolha?

Através das perguntas acimas, nossa entrevistada nos relatou, que não passou pela orientação profissional, pois sempre teve certeza do curso que gostaria de cursar, que onde era psicologia ou ciências sociais, porem através das pesquisas realizadas por si própria, percebeu que o curso de psicologia abordava todos os temas inseridos na Ciências Sociais também, fazendo com que a mesmas optasse pela psicologia, e ao seu ver foi a melhor escolha.  Ao ser questionada sobre os elementos que influenciaram sua em sua escolha, ela nos relatou que a sua mãe sempre quis e a motivou para a escolha de psicologia, sendo assim um dos motivos que a influenciou para sua escolha, e quando as pessoas ao seu redor souberam da sua escolha, ficaram muito felizes e apoiaram bastante a sua escolha. Logo após realizamos perguntas mais focadas para a universidade e o curso, e a nossa entrevistada nos relatou que as informações que ela conhecia a respeito da universidade eram bem poucas, sendo de sua grande maioria apenas o que as pessoas falavam, como sendo uma das melhores de Mato Grosso do Sul, no que diz respeito ao curso ela nos mencionou que havia conhecimento apenas das pesquisas por si mesma, onde buscou informações referentes a área de atuação, onde se encantou com a quantidade de opções disponível para atuação, estimulando em sua escolha, além de pesquisar a respeito do salário em média, e esse seria um ponto que a desanimou bastante, entretanto priorizou os pontos positivos da profissão e não no salário. Notamos que nossa entrevistada se demostrou bastante interessada e deslumbrada com as possibilidades de atuação na área da psicologia, estimulando mais ainda o interesse da mesma pela escolha do curso.

Após a realização da entrevista foi possível perceber a influência de nossa família e das pessoas ao nosso redor nas tomadas de decisão, já que a mesma relatou na entrevista que psicologia é um curso que a mãe da mesma sempre quis que ela escolhesse, nota-se também a pouca adesão por processos de orientação profissional, onde diversas pessoas optam por buscas de informações por meio de pesquisa online, não considerando que a orientação de profissional não apenas orienta a área de atuação a seguir, mas também serve como oportunidade de autoconhecimento, alinhamento entre habilidades/características pessoais e ocupação, significado do trabalho para o ser humano, relações de trabalho e projetos de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com