TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Trabalhos De Abraham Maslow

Por:   •  24/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.516 Palavras (15 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 15

Os Trabalhos De Abraham Maslow

A teoria sobre a hierarquia de necessidades de Abraham Maslow estavam voltadas para o estudo da teoria da personalidade e do desenvolvimento humano.

Para Maslow as necessidades humanas são hierarquizadas, onde a base é a satisfação das necessidades mais simples que são a fisiologia e a segurança. Após feitas essas necessidades virão outras de ordem superior (higher-order needs). Continuando da base para o todo, há as necessidades sociais (filiação em grupos), de autoestima (status, reconhecimento) e de auto realização (desenvolvimento do potencial do indivíduo).

Vale salientar que as inevitabilidades estão hierarquizadas mas não seguimos elas desse modo, varia muito de indivíduo para indivíduo em razão de fatores externos.

 Douglas Mc Gregor E Os Pressupostos Da Teoria X E Da Teoria Y

Douglas estuda os conceitos de motivação e liderança, para ele, há diferentes tipos de pressupostos sobre a natureza humana e suas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança.

No seu artigo The Human Side of Enterprise (1966) o autor revela a teoria administrativa criam problemas inesperados nas organizações. Ele descreve a teoria gerencial convencional de "Teoria X" (Escola de Administração Científica), a qual afirma que o ser humano é avesso ao trabalho.

Assim sendo, temos os seguintes pressupostos básicos:

--> Os gerentes e administradores são os únicos responsáveis pela organização dos fatores de produção.

--> Os gerentes e administradores devem estabelecer padrões explícitos de comportamento e monitorá-los, exercendo, de forma estrita, o controle social burocrático.

--> A intervenção e o controle gerencial são fundamentais para garantir a produtividade e a eficiência.

Constatamos assim que essa teoria é baseada no homo economicus e na visão utilitarista do ser humano, segundo McGregor, a Teoria X originava uma profecia que se auto realizava. Para o autor, o exercício do controle burocrático e a centralização administrativa deixam os indivíduos insatisfeitos e estimulam o recesso nas linhas de montagem. McGregor diz ainda que essas reações de resistência dos empregados são causados por reações dos indivíduos e grupos informais contra o excesso de vigilância e controle.

McGregor acreditava que a Teoria X não estava completa, assim surge a Teoria Y:

--> A administração é responsável pela organização dos elementos produtivos da empresa: dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas.

--> As pessoas não são passivas, indolentes ou apáticas por natureza.

--> A motivação, a dedicação ao trabalho, o potencial de desenvolvimento e a capacidade de assumir responsabilidades e dirigir o seu comportamento ativamente para a consecução dos objetivos organizacionais são elementos presentes em todas as partes.

--> A tarefa essencial da administração é criar condições orgânicas e métodos de operações em que as pessoas possam atingir melhor seus objetivos pessoais.

De acordo com isso, a gerência deveria dar condições aos indivíduos de atingirem os seus objetivos pessoais. O gerente é mais um coordenador do processo do trabalho do que alguém que comanda ou centraliza o poder, este deve saber ouvir seus subordinados, comunicar-se bem e ter habilidade na condução de relações interpessoais.

 

A Consolidação Do Conceito De Homem Complexo E As Diversas Teorias Derivadas Desse Conceito

O contexto social mudou após o desenvolvimento dos conceitos citados anteriormente. Nas décadas de 60 e 70, ficou claro que os novos ingressantes do mercado de trabalho eram muito diferentes dos seus pais, e não iriam aceitar as mesmas condições de trabalho. A “nova força de trabalho” (INGLEHART, 1977) queria mais do que seus pais recebiam, e não apenas com relação ao salário. Eles almejavam a realização de seu potencial humano. E, além disso, eram dotados de espírito crítico, que os faziam questionar a obediência cega às normas e regras. O conceito de Homem Complexo vai se consolidando pouco a pouco.

Likert, Argyris, McGregor e Herzberg defendiam um estilo de liderança democrático, ou seja, que permitisse a participação ativa dos empregados e principalmente o enriquecimento de tarefas, que nada mais é que a descentralização e o redesenho das atividades e tarefas de mdo a permitir o aprendizado e o desenvolvimento dos indivíduos.

O Trabalho De Likert

Resis Likert conseguiu demonstrar, através de seu trabalho, que se tivermos uma hierarquia estreita e alongada, como diz o Princípio de amplitude de controle da Escola de Administração Científica, teremos muitos níveis de autoridade e os supervisores tenderão a ter um controle muito maior sobre seus subordinados que, por sua vez, terão pouca ou nenhuma oportunidade de tomar iniciativas e responsabilidades para si, dificultando o desenvolvimento de suas capacidades. Likert defendia a concessão de maior autonomia aos empregados, pratica essa que muitos empresários e gerentes começaram a adotar.

O Trabalho De Herzberg

Herzberg desenvolveu várias pesquisas na década de 60. A partir delas ele classificou a motivação humana em duas categorias e utilizou metáforas religiosas para ilustrá-las: Adão e Moisés.

- A metáfora de Adão, as necessidades básicas e os fatores higiênicos

Adão é o homem que busca satisfazer as suas necessidades elementares, sem as quais ele não poderia viver, como: Segurança, afeição, prestígio e reconhecimento social. Trata-se do que Herzberg chamou de um nível de higiene, no qual, abaixo disso o trabalho produtivo se torna muito difícil. Porém, ter essas necessidades satisfeitas não implica que a produtividade aumentará. Sendo, assim, apenas uma condição necessária para a manutenção da boa produtividade.

- A metáfora de Moisés, os fatores intrínsecos e a necessidade de auto realização

À figura de Moisés, Herzberg atribuiu satisfeitas as necessidades básicas por meio dos fatores higiênicos. Moisés busca o aperfeiçoamento do espírito, da criação e do desenvolvimento do potencial humano. Necessidades essas que só podem ser satisfeitas a partir de fatores motivacionais ou intrínsecos

Baseado nessas ideias, Herzberg desenvolveu uma teoria de comportamento humano, que anuncia em princípios:

- Princípio de manifestação: as necessidades humanas possuem hierarquias crescentes. As necessidades secundárias ou terciárias só serão fonte de motivação se as primárias forem satisfeitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com