TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abuso Sexual na Infância

Por:   •  11/4/2018  •  Seminário  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

        A respeito de abuso sexual na infância ou qualquer outro trauma psicológico, emocional e ou social, cabe apenas aos profissionais de Psicologia e Psiquiatria tratar com esse e com qualquer outro tipo de sofrimento humano que seja relacionado com a saúde mental. Não somente pelo fato de ambas profissões serem reconhecidas pelo MEC mas também por dispor de diversas técnicas e teorias abordadas em anos de estudos científicos que só é válida quando um indivíduo se dispõe a cursá-las e validá-las através dos seus respectivos Conselhos Regionais.

        Não irei me estender na área da Psiquiatria porquê não é minha área de atuação, portanto, não me cabe argumentar a respeito dessa, já que não tenho conhecimentos científicos sobre a mesma. Falarei somente da profissão na qual estou cursando. De acordo com a lei regulamentadora da profissão: “art. 13 da Lei nº 4.119/62: 

§ 1º - Constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) orientação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento.
§ 2º - É da competência do psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências”

         Bem como a Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 003/2007 entende-se por diagnóstico psicológico “o processo por meio da qual, por intermédio de Métodos e Técnicas Psicológicas, se analisa e se estuda o comportamento de pessoas, de grupos, de instituições e de comunidades, na sua estrutura e no seu funcionamento, identificando-se as variáveis nele envolvida.”

        A importância de contratar um psicólogo para casos em saúde mental, além de ser o tratamento psicológico adequado para diversos transtornos psicológicos, está também no fato do sigilo profissional com o qual o mesmo trabalha. De acordo com o Código de Ética: “art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.” Portanto, não se deixe levar pelo que a mídia passa de forma irresponsável em novelas e outros tipos de entretenimento; o sofrimento psicológico é muito sério e deve ser tratado com quem estudou anos para se profissionalizar e atendê-lo da melhor forma possível, respeitando sempre a sua integridade e dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com