TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescencia

Resenha: Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Dentro do processo do de desenvolvimento do Ser humano, adolescência é uma das etapas mais significativas em termos de transformações. É nesse processo complexo, que o adolescente vê o corpo transformar-se, busca autonomia, enfrenta angustia inerentes á estruturação da personalidade,redefine valores e é pressionado a realizar escolhas, dentre estas, encontra a escolha profissional de forma que , o adolescente começa a questionar se será aceito no âmbito familiar, escolar, entre os amigos, etc. Diante disso serão analisados quais os fatores que influenciam na escolha profissional na adolescência. Que pode ser entendida não como uma escolha isolada, mas como processo continuo, composto por uma serie de decisões que serão tomadas ao longo da vida. A orientação profissional é definida como tarefa social destinada a guiar os indivíduos na escolha adequada de uma profissão, de tal modo que possam exercê-la com êxito e satisfação a escolha profissional pessoal “. Então, a orientação profissional é de extrema importância dentro do processo de escolha, sendo que os adolescentes são influenciados por diversos fatores socioculturais e acabam sujeitos as mais variadas influencias no momento de tomar decisão. Muitos são os fatores que influenciam na escolha de uma profissão, de características individuais a outras convicções políticas religiosas socioeconômica e de família e pares.

Nesse contexto, a pesquisa tem como tema a escolha profissional na adolescência, a escolha desse tema pra investigação justifica-se Por vários aspectos, primeiramente pelo interesse ao campo da orientação profissional , foi escolhido relacionar com adolescência pelo fato de que nessa fase o jovem começa a pensar na sua carreira profissional e pelo fato do trabalho formar a base da identidade da pessoa, a maneira pela elas se veem e se descrevem.

Assim a pesquisa tem como objetivo geral compreender quais fatores influenciam a escolha profissional destes adolescentes e ate que ponto essas influencias repercutem na vida destes, entender a dimensão da escolha, bem como investigar a importância da orientação profissional, já que nesta surgem inúmeros questionamentos, duvidas, começa a construção da identidade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com