TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescencia - Contardo Calligaris

Artigos Científicos: Adolescencia - Contardo Calligaris. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 3

1. A adolescência como moratória

Adolescente:

 Aquele que teve tempo de assimilar os valores mais bem compartilhados na comunidade onde vive;

 Cujo corpo chega à maturação necessária para que ele possa afetiva e eficazmente se consagrar as tarefas que lhe são apontadas por esses valores, competindo de igual para igual com todo mundo;

 Para quem neste momento é imposto à moratória.

Moratória:

 Período no qual os adolescentes não são mais vistos como crianças, porém, ainda não recebem reconhecimento por estarem aptos à vida adulta. Ficam sob a tutela dos mesmos, preparando-se para sexo, amor, trabalho, sem produzir, ou seja, a “autorização” para a vida adulta é postergada.

A adolescência como reação e rebeldia:

A rebeldia nasce como efeito do período de moratória que causa certo paradoxo entre a capacidade de independência e a não permissão na mesma por julgá-los não aptos e também pelo fato dessa fase ser tão idealizada pelos adultos, “obrigando-“ a ser feliz.

A adolescência idealizada:

A adolescência é um ideal visto pelos olhos dos adultos por ser um momento particularmente feliz e o qual os adolescentes deveriam ser felizes, mesmo estando em uma transição da qual não é visto como criança mais e também não é considerado um adulto, instalando-se entra contradição.

Duração da adolescência:

- Início da puberdade

- Indefinição, pois não há ao certo o conceito concreto de homem ou mulher, não dando margem então para se definir o adolescente.

2. O que eles esperam de mim?

Insegurança

O adolescente perde (ou, para crescer, renuncia) a segurança do amor que era garantido à criança, sem ganhar em troca outra forma de reconhecimento que lhe pareceria, nesta altura, devido. O adolescente não é nada, nem criança amada, nem adulto reconhecido.

Interpretar os adultos

O próprio sucesso das interpretações produzidas sobre os adultos, trás o desencontro dos dois. Pois o adolescente acaba eventualmente atuando, realizando um ideal que é mesmo algum desejo reprimido do adulto; desejo do qual se reprimiu, pois o queria esquecê-lo. Por consequência, o adulto só pode negar a paternidade desse desejo e se aproveitar da situação para reprimi-lo ainda mais no adolescente.

3. Como conseguir que me reconheçam e admitam como adulto?

Adolescente gregário:

Aquele que transforma sua fase de vida em um grupo social, ou seja se reconhecem como pares, não existindo para tais a fase da moratória que os adultos os impõe.

Adolescente delinquente:

Aquele que quando percebe que não foi reconhecido da maneira que esperava, e para tal usa de violência, ignorância afim de colocar fim a uma moratória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com