TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adquirindo uma Consciência mais Elevada

Pesquisas Acadêmicas: Adquirindo uma Consciência mais Elevada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.789 Palavras (16 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 16

Adquirindo uma Consciência mais Elevada

A Importância da Busca Intelectual

O aprendizado está estreitamente ligado à razão por que nos foi concedida a vida eterna. Em primeiro lugar, perceba que Deus valoriza o aprendizado e nos concedeu a capacidade de aprender para utilizá-la como instrumento de desenvolvimento. Se aprender não fosse importante, não haveria por que reencarnarmos incontáveis vezes ao longo de milhares, dezenas de milhares ou até milhões de anos.

Então, que significado Deus confere ao aprendizado? O segredo está no fato de que cada um de nós é um indivíduo único. Cada indivíduo é uma criação artística de luz, brilhante e multicolorida como um arco-íris depois da chuva. Existe um ser supremo que considera maravilhoso criar essa diversidade artística de luz. Espera-se que cada alma individual use suas próprias tendências e personalidade para aprender.

Por que precisamos aprender tanto? Por que o aprendizado é considerado tão bom? Precisamos ponderar sobre essa questão no contexto da vida diária. Por que você está lendo este livro? Você seria capaz de encontrar uma resposta clara? Quer você seja capaz ou não, é importante.

A todas as pessoas são dados certos problemas para serem resolvidos de acordo com determinadas circunstâncias individuais, e você tem que resolver essas questões por si próprio. Poderá encontrar pessoas que lhe dêem conselhos mas, no final, ninguém, além de você, poderá resolver seus problemas. Não há dúvida de que você tem preocupações e desafios que está tentando solucionar e usar como trampolim para um melhor desenvolvimento em sua vida. Talvez você tenha expectativas de encontrar, no meu livro, algumas dicas sobre como solucionar os seus problemas.”

Cada pessoa recebe um caderno de exercícios com problemas a serem resolvidos na vida. Precisamos por nós mesmos solucionar os nossos problemas, mas podemos obter boas idéias de pessoas que ainda estão vivas e dos escritos daqueles que já se foram. As pessoas estão sempre em busca de informações sobre como levar uma vida melhor e, apesar de Deus esperar que completemos o nosso caderno de exercícios por nós mesmos, ele ainda assim nos dá algumas dicas. Podemos também encontrar pessoas que se tornam nossos professores ou que, pelo menos, nos dêem dicas nos momentos oportunos; isso pode acontecer em casa ou em outro lugar. Encontrar dicas que nos ajudem a resolver nossos problemas é o ponto de partida para o aprendizado.

O que é consciência?

O que acontecerá depois de recebermos dicas para nos ajudar a resolver problemas de nossa vida? Qual será o resultado em colecioná- las? Se só servirem para nos confundir, não servem para nada.

O objetivo do aprendizado é uma consciência mais elevada. O segredo para se viver feliz e desfrutar do desenvolvimento por meio de ideais superiores é ter uma consciência mais elevada, ou uma perspectiva mais elevada. Ter uma consciência mais elevada significa que você tem a chave para solucionar vários problemas na sua vida. Geralmente é fácil para você encontrar soluções para os problemas que as crianças enfrentam, mas é muito mais difícil ajudar a resolver os problemas daqueles que se encontram em situações parecidas com a sua, pois não há diferença entre o seu nível de consciência e o deles.

As pessoas que possuem uma perspectiva mais elevada podem resolver facilmente os problemas daqueles que não atingiram ainda esse nível; essa é a razão por que as pessoas buscam por um mestre que tenha uma compreensão mais elevada. Uma pessoa presa a um torvelinho de sofrimento, envolvida numa batalha de vida e morte, é geralmente incapaz de ver a causa de tamanha dificuldade. Aqueles que são reconhecidos como mestres têm um nível mais elevado de consciência e podem tanto entender as causas de um problema quanto usar os exemplos do passado para ajudá-los a resolvê-lo. Aqueles que enxergam as coisas conforme a lei de causa e efeito podem apontar de imediato a razão que impede alguém de escapar do sofrimento.

Há um filósofo francês, Alain*, que tinha consciência de importantes Verdades. Eis alguns exemplos, extraídos de seu livro, On Happiness.

Um bebê estava chorando muito e ninguém sabia o que fazer. Os pais do bebê se perguntavam o que haveria de errado com ele, se o bebê queria leite, se estava com frio ou com calor, ou se estava doente, e acabaram levando o bebê ao médico. O médico não descobre nada de errado com a criança e os pais ficaram completamente perdidos. Mas depois, a causa do problema se revela muito simples – era um alfinete aberto na blusinha do bebê. Ele estava chorando porque o alfinete estava causando dor, mas, inconscientes disso, os adultos imaginam muitas causas possíveis.

Uma outra parábola é sobre o que aconteceu no antigo reino da Macedônia, na Grécia, onde havia um cavalo selvagem que ninguém conseguia montar. As pessoas não entendiam a aflição do cavalo, por isso pensavam que ele era violento por natureza e impossível de controlar; e procuravam por alguém corajoso o suficiente para treiná-lo. Embora isso fosse considerado um grande desafio, certo homem obteve sucesso com muita facilidade. Só ele foi capaz de perceber que o cavalo era violento porque tinha medo da própria sombra. O problema era o hábito do cavalo de olhar para baixo e ver sua sombra; não sabia o que era aquilo e se apavorava com ela. Quanto mais o cavalo se agitava, em fúria, mais a sombra se agitava também, criando padrões estranhos e terríveis. Quando o homem colocou os arreios no animal e os apertou bem, de modo que não conseguisse mais olhar para a sua sombra, ele se acalmou. A solução não foi eliminar a sombra, mas simplesmente impedir que o cavalo a visse.

Assim como Alain ilustra nessas histórias, as maiores dificuldades da vida originam-se da incapacidade de vermos a causa básica de um problema. A causa pode ser inesperadamente simples, como um alfinete na roupa ou o medo de sombras. Dificuldades aparentemente grandes, envolvendo dinheiro, negócios, saúde ou a família, podem ter causas simples. Como não percebemos isso, ficamos confusos e sem saber o que fazer.

Primeiro, precisamos encontrar o “alfinete” ou a “sombra” do nosso problema. Para isso, precisamos nos afastar de qualquer idéia fixa que tenhamos e olhar o problema de uma perspectiva mais elevada. Então descobriremos nossos pontos cegos. Uma consciência mais elevada é essencial para se fazer isso, e você pode obtê-la por meio do aprendizado.

Aqueles que aprenderam muito nas encarnações passadas têm um nível de consciência mais elevado. Uma pessoa de nível espiritual superior tem uma consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com