TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienaçao Parental

Trabalho Universitário: Alienaçao Parental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a Alienação Parental

Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner [3] em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.

Os casos mais freqüentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro . 

O Genitor Alienante 

• Exclui o outro genitor da vida dos filhos 

◦ Não comunica ao outro genitor fatos importantes relacionados à vida dos filhos (escola, médico, comemorações, etc.).  ◦ Toma decisões importantes sobre a vida dos filhos, sem prévia consulta ao outro cônjuge (por exemplo: escolha ou mudança de escola, de pediatra, etc.).  ◦ Transmite seu desagrado diante da manifestação de contentamento externada pela criança em estar com o outro genitor. 

• Interfere nas visitas 

◦ Controla excessivamente os horários de visita.  ◦ Organiza diversas atividades para o dia de visitas, de modo a torná-las desinteressantes ou mesmo inibí-la.  ◦ Não permite que a criança esteja com o genitor alienado em ocasiões outras que não aquelas prévia e expressamente estipuladas. 

• Ataca a relação entre filho e o outro genitor 

◦ Recorda à criança, com insistência, motivos ou fatos ocorridos que levem ao estranhamento com o outro genitor.  ◦ Obriga a criança a optar entre a mãe ou o pai, fazendo-a tomar partido no conflito.  ◦ Transforma a criança em espiã da vida do ex-cônjuge.  ◦ Quebra, esconde ou cuida mal dos presentes que o genitor alienado dá ao filho.  ◦ Sugere à criança que o outro genitor é pessoa perigosa. 

• Denigre a imagem do outro genitor 

◦ Faz comentários desairosos sobre presentes ou roupas compradas pelo outro genitor ou mesmo sobre o gênero do lazer que ele oferece ao filho.  ◦ Critica a competência profissional e a situação financeira do ex-cônjuge.  ◦ Emite falsas acusações de abuso sexual, uso de drogas e álcool. 

A Criança Alienada:

• Apresenta um sentimento constante de raiva e ódio contra o genitor alienado e sua família. 

• Se recusa a dar atenção, visitar, ou se comunicar com o outro genitor. 

• Guarda sentimentos e crenças negativas sobre o outro genitor, que são inconsequentes, exageradas ou inverossímeis com a realidade. 

Crianças Vítimas de SAP são mais propensas a:

• Apresentar distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade e pânico. 

• Utilizar drogas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com