TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação Parental

Artigos Científicos: Alienação Parental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

1- O que é a alienação parental? (Definição, primeiro caso, quem fez o termo)

A Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 que diz respeito aos efeitos emocionais e as condutas comportamentais desencadeados na criança que é ou foi vítima desse processo. A Alienação Parental acontece quando pai, mãe ou quem é responsável pela criança ou adolescente tenta, de forma abusiva, afastar o filho do relacionamento com o outro genitor e sua família. Ou seja, quando um dos genitores tenta de várias formas destruir ou impedir a relação da criança e do adolescente com o outro. O genitor ou responsável pelo menor passa então a desqualificar o outro, inventando muitas vezes histórias, ou ainda dando a fatos realmente ocorridos super ou sub valorização. Essa síndrome é um tema atual, e designa agressões mentais contra a criança/adolescente, criando as chamadas “falsas memórias”. A Lei da Alienação Parental, 12.318 foi sancionada no dia 26 de agosto de 2010.

Conforme o artigo 2º da lei de Alienação Parental:

“Art. 2o - Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.”

2- Como ocorre e quais as consequências/traumas

Quando a criança ou adolescente começa a nutrir sentimento de aversão ao genitor alienado, não querendo mais o ver. Ter de ‘tomar o partido’ do genitor alienante faz a criança pensar que perderá para sempre o amor do genitor alienado, o que gera um sofrimento mental indescritível. A SAP pode ser graduada em estágios, a saber, leve, moderado e grave.No estágio leve, a criança se sente constrangida somente no momento em que os pais se encontram, afastado do guardião, a criança mantém um relacionamento normal com o outro genitor.Já no estágio moderado, a criança apresenta-se indecisa e conflituosa nas suas atitudes, sendo que em certos momentos já mostra sensivelmente o desapego ao não-guardião.No estágio grave, a criança apresenta-se doente, perturbada ao ponto de compartilhar todos os sentimentos do guardião, não só escutando as agressividades dirigidas ao não guardião como passa a contribuir com a desmoralização do mesmo, as visitas nesse estágio são impossíveis.

2.1. Sinais da criança ou adolescente que sofre Alienação Parental

- Apresenta um sentimento constante de raiva e ódio contra o genitor alienado e sua família; -Se recusa a dar atenção, visitar, ou se comunicar com o outro genitor; - Guarda sentimentos e crenças negativas sobre o outro genitor, que são inconsequentes, exageradas ou inverossímeis com a realidade;

Crianças ou adolescentes vítimas de Alienação Parental são mais propensas a:

- Apresentar distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade e pânico; - Utilizar drogas e álcool como forma de aliviar a dor e culpa da alienação; - Cometer suicídio; -Apresentar baixa auto-estima; - Possuir problemas de gênero, em função da desqualificação do genitor atacado; -Quando adulta poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com