TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Comportamento - Psicologia

Por:   •  16/9/2013  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo do Experimento:

O experimento de Determinação do Nível Operante de Pressão à Barra tem como objetivo determinar o nível de condicionamento do sujeito a pressionar a barra que está dentro da caixa de Skinner, caixa experimental, por meio da observação do sujeito neste ambiente, de forma que ela não incida sobre o nível de determinação operante à reposta desejada.

Métodos:

Foi utilizado um rato albino, fêmea, que se encontrava no biotério do laboratório de Psicologia Experimental, em uma caixa de armazenamento juntamente com outro rato de mesma espécie. O reforçador utilizado foi água, e por isso, o rato foi privado de água por no mínimo dois dias para que fosse possível a realização do experimento. No entanto, todos eles têm água e ração à disposição na caixa de armazenamento, onde fica o tempo que não estão sendo “utilizados” nos experimentos. Essa caixa contém serragem e é coberta por uma grade, onde se encontra toda a ração disponível, menos em época de experimento, quando são privados.

Foi utilizada, uma caixa experimental, também conhecida como caixa de Skinner, para realização do experimento, pois em seu interior encontra-se uma barra que, quando pressionada faz com que o bebedouro libere uma gota de água.

Caixa Experimental é a parte do aparelho na qual o sujeito experimental permanece durante o experimento. Caixa composta em laterais de alumínio, teto e frente em acrílico transparente, fecho magnético na porta, piso em barras de aço inox, barra em aço inox para acionamento pelo rato do lado direito.

Resultado do Experimento:

Concluímos, por meio deste experimento I, que o sujeito não apresentou nenhum comportamento parecido com o de apertar a barra para obter água. O sujeito, nos primeiros momentos, explora o ambiente da caixa, se limpa, Levanta-se, observa o que tem no exterior da caixa, chegou a tocar a barra acidentalmente, mas não expressou nenhum comportamento que fosse interpretado como se quisesse tomar água ou reconhecesse o funcionamento da barra na caixa de Skinner.

Anotações Sobre erros:

Nenhuma, aparentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com