TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Comportamental

Exames: Analise Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 8

Apresentação

Sucesso, algo que todos nós almejamos, e estamos sempre em busca através dos estudos, no trabalho, no relacionamento, enfim, vemos que temos em comum uma busca frenética deste desejável.

Desde o início da história da civilização o homem vem de todas as formas tentando se organizar, compreender, interpretar, buscando de todo meios possíveis, alcançar o melhor para sua sobrevivência a cada dia fazendo mais satisfatória sua existênciae de segarantir, sendo um ser a qual implicará no crescimento e no desenvolvimento de sua espécie.

Para esse crescimento e desenvolvimento satisfatório, foi sendo compreendido ao longo dos tempos, que é de estrema importância compreender a percepção que cada um faz do seu meio, podendo contribuir para melhor organização entre o homem e seu espaço, também dando a importância de cadahabilidade em particular de cada componente, com isso podemos ver qual é a importância do trabalho em equipe de uma liderança, da boa comunicação, e assim obter o sucesso desejável.

A cada dia se cria mais meios para o desenvolvimento rumo ao sucesso, mais inteligível e prático, e nessa linha de pensamento, fazendo possível a compreensão de que é de suma importância as teorias obtidas ao longo dos tempos, que essas trarão uma aperfeiçoamento dentro das organizações, e desta forma fazendo possível o sucesso.

Trabalho em Equipe, Liderança, Percepção, Efeitos das Ações eComunicação.

“Tenho mais medo de um exército de cem carneiros liderados por um leão do que um exército de cem leões liderados por um carneiro”. Talleyrand, diplomata francês do século XIX.

Para compreender melhor como e o que determinará para um bom funcionamento deuma organização será necessário diferenciar grupos de equipe.

Grupo de trabalho: Grupo que interage, basicamente, para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na área de responsabilidade. (PLT. Pg,299)

Equipe de trabalho: Grupo em que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individual. ( PLT pg,299)

Todo individuo se organiza em seu meio, interpretando suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao espaço que está inserido, e esse processo é definido com percepção. Essa percepção toma formas diferentes de uma pessoa para outra, exemplo; nojulgamento sobre a mesma pessoa em observação, cada um que a observará terá ideias e conceitos diferentes, pois para se chegar a tal conceito as pessoas tem, em individual suas experiências vividas ao longo dos tempos. O ponto de vista individual não pode ser encarrada como uma forma negativa em uma organização, pois uma vez que cada uma tem sua interpretação diferente, pode se chegar ao consenso de quais medidas podem ser tomadas.

Para equipes eficazes, alguns fatores são determinantes para o sucesso, como por exemplo: a liderança, que deve ter uma capacidade de influenciar, despertando em cada integrante a interação, engajamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades em grupo e também individual. Com isso vai se tendo um conjuntode pessoas que tem o mesmo focoque é alcançar metas, objetivos. Também é necessário da parte do líder valorizar seus liderados, motivando-os e considerando suas habilidades pontos de vista, tendo uma visão futurística de desafios que muitas vezes impacta a equipe. É pertinente a liderança motivar e proporcionar a equipe oportunidades aperfeiçoamento de habilidades técnicas e crescimento pessoal.

A comunicação é fundamental e quando não ocorre de forma clara e direta enfrenta barreiras que impedem o trabalho de ser produtivo, comprometendo toda equipe e a resolutividade do processo.

Podemos observar na imagem acima, que a comunicação foi falha, pois ela pode ter falhado na leitura e interpretação do projeto a ser executado ou no repasse de informação do líder. Pode ter ocorrido qualquer um dos fatos. Daí a necessidade de aperfeiçoar as técnicas de liderança e comunicação para que a equipe venha desempenhar as funções corretamente. É preciso que a teoria esteja acertada com a prática e é papel da liderança a execução desta tarefa, enfatizando os aspectos técnicos e práticos do trabalho, dando segurança, e observando o desenvolvimento da tarefa, conduzindo seus liderados a desenvolver o trabalho com propósito e finalidade em comum.

Na imagem “Os vigaristas”, podemos observar com clareza que o trabalho que eles estavam desenvolvendo, não possuía objetivo assertivo e sim de executar uma tarefa. Demonstra que não houve nem uma comunicação e que cada um desenvolvia suas tarefas cada qual com o seu objetivo. Mas os erros cometidos no trabalho em equipe não poderão ser resolvidos? Com toda certeza sim.Mais de que forma, deve ser resolvido esse trabalho que teve um resultado não desejável? Será agora de extrema importância definir com exatidão por parte do líder as tarefas a serem realizadas, sendo observador no exercício de seus liderados na realização de suas tarefas diminuindo os impactos causados pelos atritos que ocorrerá na equipe ao longo da atividade. Com isso é imprescindível não falamos de ética, pois podemos observar que poucos são aqueles que estão sempre analisando melhores meios para diminuir os atritos e ao invés de causar um impacto negativo estar sempre buscando trabalhar em unidade.

"As equipes brilhantes são formadas por pessoas especiais que, em geral, se irritam umas com as outras. Mas, com a ajuda 'espiritual' de um líder 'iluminado", encontram a forma de serem elas mesmas e ao mesmo tempo consagrarem-se como equipe."(Tom Peters)

Trabalho em equipe, uma vantagem competitiva

Mas sabemos que a lei da força da equipe vem desde o início dos tempos onde o homem compreendeu que para sobreviver, assim como algumas espécies de animais, deveria se agrupar.

O artigo em questão mostra as vantagens do trabalho em equipe, mas sem perder a identidade pessoal que na verdade deve ser acrescentada à equipe. Entretanto, é preciso ter cuidado com o individualismo excessivo, pois isso pode atrapalhar o andamento dos trabalhos.

O trabalho de uma equipe com tantas mentes diferentes deve ser mediado por um líder, um orientador que saiba filtrar as ideias, por em prática e estimular toda a equipe na busca por melhores resultados.

O perfil do líder deve ser inspirador aos outros membros da equipe, possuindo dinamismo, compreensão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com