TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Onicofagia - Analise Comportamental

Artigos Científicos: Onicofagia - Analise Comportamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 4

Hábito comum que recebe um nome diferente.

Seja numa fila de espera, durante uma prova ou aguardando um resultado, é comum roer as próprias unhas para aliviar um pouco a tensão. O que poucos sabem é que esse simples e comum hábito pode ser mais complexo do que se imagina.

Onicofagia, ou o hábito de roer unhas, consiste em roer as unhas tanto das mãos quanto dos pés durante períodos de nervosismo. É bastante frequente na infância e adolescência,

chegando a atingir 30% das crianças e até 45% dos adolescentes. Na fase adulta,, a porcentagem de onicófagos é reduzida, chegando a atingir de 19 a 45% dos indivíduos. Porém, especialistas alegam que esta diminuição é acompanhada do aumento de outros hábitos, a exemplo de mordiscar o lábio, morder lápis, coçar o nariz, enrolar o cabelo, fumar ou mascar chicletes.

A Onicofagia não é considerada uma doença. Na verdade, existe um limiar bastante sutil entre a normalidade e a doença, conhecida como onicofagia crônica. Identificar esta patologia consiste em verificar se a pessoa rói todas as unhas sem distinção, se o ato é compulsivo e se a pessoa vem a se machucar, ferindo cutículas, extremidades dos dedos e afins.

Identificar uma pessoa que tem o hábito de roer unhas é bastante simples, basta observar se a mesma realiza os seguintes passos (ainda que com alguma variação):

▪ Posicionar a mão próxima à boca e permanecer cerca de alguns segundos a meio minuto;

▪ Promover rápidas pancadinhas com os dedos sobre os dentes anteriores;

▪ Morder as unhas com os dedos firmemente pressionados contra as superfícies dos dentes anteriores;

▪ Remoção do dedo da cavidade oral, quando o dedo é inspecionado visualmente ou apalpadas, ou seja, quando alguém chama a atenção do indivíduo.

Vale salientar, que estes passos são acompanhados de uma expressão fácil bastante séria e de uma situação em que o emocional do indivíduo está sendo posto à prova (ansiedade, nervosismo, estresse, e outros sentimentos).

Muitos pesquisadores já tentaram desvendar a origem

desse hábito, se é genético ou adquirido. Pesquisas mostram que há fortes indícios de ser adquirido, pois pode ser desenvolvido em qualquer fase da vida e é mais comum em pessoas que sofrem situações de estresse ou possuem baixa autoestima. Crianças que roem unham em famílias onde outras pessoas roem unha costumam fazê-lo por imitação. A psicologia freudiana, por exemplo, afirma que o ato de roer unhas é um sintoma de fixação oral.

A Onicofagia, apesar de ser um hábito, pode trazer consequências graves para a saúde de quem a pratica. Muitos germes que estão nas mãos são transportados diretamente para a boca. Em particular, muitos patógenos têm a habilidade de viver e se proliferar embaixo da unha. Além de contaminar estômago, boca, etc., é comum contaminar os outros dedos por meio dos patógenos que ficam na saliva. A dentição também pode ser afetada, apesar de não ter sido cientificamente comprovado, muitos dentistas acreditam que a maloclusão nos dentes anteriores pode ser desenvolvida ou agravada em crianças que roem unhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com