TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Filme - O Lado Bom Da Vida

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 6

Psicopatologias do Adulto

Análise de Filme:

“O Lado Bom da Vida” 

(2012)

Atores: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert de Niro

Personagens: Pat, Tiffany e Pat Solitano Sr.

1. Sinopse do filme

        O filme se inicia mostrando Pat em uma instituição clínica, onde foi condenado a permanecer, após ter flagrado sua esposa com um amante, o qual agrediu com violência.

        Durante a estada na clínica, e assim que saiu, continuava com o objetivo de reconquistar a esposa, reconstruir o relacionamento, mesmo tendo recebido ordem judicial de distanciamento.

        O filme mostra Pat fingindo que tomava remédio e depois cuspia. Isso pode apontar a dificuldade de tratamento das pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar. Pois quando está na fase de mania, se acha tão bem disposta e feliz, que acha desnecessário continuar a tomar remédios.

        A mãe foi buscá-lo antes, assumindo responsabilidades e se comprometendo a levá-lo ao psiquiatra para acompanhamento e tratamento. Após isso, Pat chega em casa e encontra o pai (Pat Solitano) fazendo apostas e demonstrando comportamentos supersticiosos, tudo necessitando estar em determinado lugar de determinada maneira- aparentando TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), pois mais adiante no filme, quando o filho pega um envelope, Pat Sollano Sr. percebe a falta do mesmo, pois tudo tem seu número, ordem e controle, mas que necessitaria conhecimento maior e exames para tal diagnóstico.

        Há uma cena onde Pat aparece terminando de ler um dos livros que a esposa lia, e que ao chegar ao fim do mesmo, apresentou um comportamento alterado, que independente do horário, que no caso, era madrugada, acorda seus pais para dizer o quão absurdo ele acha o final do livro por não terminar com os personagens principais terminarem com “felizes para sempre”, e fora de controle, joga o livro pela janela, quebrando o vidro, e com isso acaba acordando os vizinhos que acabam chamando a polícia.

        A música que tocava quando foi traído, estava tocando no consultório para medir a reação que ele teria ao ouvi-la. No caso, ele ficou muito atordoado e nervoso, chegando a tirar objetos do lugar de forma brusca, derrubando outros, mostrando descontrole.

        Ao ser atendido pelo terapeuta, Pat chega dizendo estar bem, que não precisa de remédios, afirmando que seu pai é que é explosivo e ele não, e que os efeitos dos remédios, são muito desagradáveis para ele. Diz não ser impulsivo  (sendo que acabara de ser ao ouvir a música).

        Conta que havia espancado o amante da esposa “quase até a morte”, é importante lembrar que uma semana antes dessa explosão, Pat havia chamado a polícia, afirmando que a esposa e um homem, estavam conspirando contra ele, desviando o dinheiro da escola. O que não era verdade e sim uma ilusão. Depois, descobriu que ele possuía o Transtorno Bipolar– com variações de humor, provocadas por estresse. E que segundo Pat, acontecia raramente, mas comenta a ansiedade e teve que ser convencido a tomar remédios.

        É importante relatar a figura da Tiffany ao longo da trajetória de vida de Pat. Inicialmente a relação entre eles não foi muito boa,  até se identificaram com os remédios que tomaram em comum. Após saírem juntos e Pat acompanhá-la até a casa dela, ao convidá-lo a passar a noite com ela, mas receber um “não”, Tiffany perde o controle e acaba dando um tapa na cara dele.

Mesmo assim, ao decorrer do filme, os dois acabam criando um vínculo, incialmente de amizade, e Tiffany vê em Pat uma oportunidade de realizar um sonho: participar de uma competição de dança. E, em troca, ela entregaria uma carta para a ex-mulher dele.

Com o decorrer dos ensaios, começam a se comunicar e a entender melhor um ao outro, criando assim uma amizade, e um vínculo maior, que aos poucos se torna cada vez mais forte.

        A dança mostrou para Pat que ele conseguia ser uma pessoa disciplinada, com foco e ao decorrer dos ensaios, mostrou que ele poderia se controlar para não ter os ataques explosivos de raiva.

2. Transtorno Bipolar

No filme, como já citado, o protagonista é diagnosticado com o Transtorno Afetivo Bipolar, é possível ver a variação de humor durante as cenas. A pessoa que possui este transtorno tem uma variação mental que é acometida de oscilações de humor, que podem variar desde uma tristeza profunda e depressão, até manias e euforias extremas. Esse transtorno é um dos mais graves e envolve aspectos neuroquímicos, cognitivos, psicológicos, funcionais e socioafetivos.

Segundo os manuais de diagnóstico, esse transtorno se caracteriza pela alteração de humor que varia em intensidade, frequência e duração. Os episódios de humor podem variar entre episódio depressivo maior, maníaco, misto e hipomaníaco.

A Classificação Internacional de Transtornos Mentais Doenças e de Comportamento CID-11 traz, como características do Transtorno Bipolar, a ocorrência de dois ou mais episódios de alteração no humor do sujeito, podendo ser uma elevação do humor e um aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) ou um rebaixamento do humor e uma redução da energia e da atividade (depressão). Que no filme pode ser identificado como a mania dele em relação a ex-esposa e a depressão, onde ele perdeu mais de 30kg por não conseguir comer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com