TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise filme Vida de Inseto

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.455 Palavras (18 Páginas)  •  3.499 Visualizações

Página 1 de 18

Filme: Vida de Inseto

O filme Vida de Inseto teve lançamento no ano de 1998, com direção de John Lasseter. Sua duração é de 1h36min, seu gênero é de animação e os responsáveis pelos efeitos especiais, Pixer Animation Studios.

Sinopse do enredo

O filme conta a história de uma colônia de formigas que coleta comida durante a primavera e o verão para que tenham alimento no inverno. Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas, mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos. Flik, uma formiga atrapalhada, derruba todo o suprimento que eles haviam juntado. Quando os gafanhotos vêm buscar a comida, ficam enfurecidos e ameaçam matar as formigas. Flik sai em uma aventura à procura de heróis que ajudem sua colônia e encontra um grupo de insetos circenses que, graças a um mal-entendido, aceitam dar uma força para as formigas.

Temática Principal

            Flick é uma formiga que é desprezada por sua Colônia pelas suas atitudes atrapalhadas e suas ideias inovadoras, mas que normalmente terminam em confusão, por mais que ele só quisesse ajudar, e visasse apenas o bem coletivo de seu formigueiro. As formigas eram exploradas por um grupo de gafanhotos que todo ano vinham buscar alimentos que as formigas eram obrigadas à recolher e entregá-los. Em uma das colheitas Flick, se atrapalha com uma invenção sua e derruba acidentalmente todo o alimento arrecadado, levando todo o trabalho das formigas por água abaixo, a Colônia é ameaçada pelos gafanhotos. Flick consegue reunir um grupo de insetos, artistas de circo, que juntos combateram os gafanhotos. As formigas desconheciam o potencial que tinham e no final perceberam que a união de todas as formigas da colônia poderia vencer os insetos que os atormentavam todos os anos.

Temática secundária

  • Organização e funcionamento de uma sociedade na sua forma de trabalho;
  • Mecanização na forma de trabalho;
  • Relação trabalho/opressão sobre dos funcionários (formigas);
  • Trabalho em equipe para sobrevivência do grupo;
  • Opressão e alienação no trabalho;
  • Conceito de liderança vindo da rainha;
  • Quebra de paradigmas e preconceitos ao redor de novas formas de trabalho, como a modernização;
  • Diferenciação entre elites e massas, fazendo com que haja uma maior forma de dominação dos indivíduos.

Análise do Filme a partir dos Textos

O sequestro da subjetividade

Através do filme podemos compreender esse roubo da subjetividade na medida em que cada formiga tem o seu dever e não é conveniente que se desviem dele, em hipótese alguma, assim como podemos notar em alguns sistemas organizacionais que usam o Taylorismo como base, exercendo a mecanização das funções e ações, que podem ser conferidas nas linhas de produção, onde o empregado só conhece o seu trabalho e não tem ciência do todo.

No filme as formigas operárias não sabem o que fazer quando algo diferente acontece no seu trabalho, mesmo sendo algo fútil e fácil de resolver elas têm a necessidade de recorrer a um “supervisor” para que este lhes diga o que fazer redirecionando-as ao trabalho mecanizado. Em meio aos processos e sistemas padronizados desde de muito tempo na colônia, com os mesmos trabalhos e estruturas sem inovação alguma, vemos a “cultura da organização” fixada de forma que ninguém se arrisca a contrariá-la.

Na tentativa de fugir desse domínio da subjetividade, surge a formiguinha Flik Mesmo sendo um pouco desajeitada ela é portadora de Inteligência intelectual, tentando criar formas para facilitar o trabalho árduo das formigas, porém, não tem muito credito perante a sua colônia, e suas ideias são vistas como malucas e desordeiras.

Para salvar a colmeia dos gafanhotos, Flik tem a ideia de sair pelo mundo a procura de heróis que os ajude, a rainha da colmeia mesmo com medo e um pouco de desconfiança, resolve confiar em Flik que consegue de maneiras inesperadas achar amigos que os ajude. Com esses desafios Flik desenvolve um espirito de liderança e consegue reunir as forças das formigas, mostrando as elas a capacidade que elas tinham para vencer esse desafio

Os sentidos do trabalho

A Instituição da violência nas relações de trabalho

Podemos perceber ao analisarmos o filme com bases nos textos sugeridos que a racionalidade no trabalho pode ser vista no conhecimento do trabalhador atrelado a sua função específica ao vermos a formiga Flik tentar auxiliar no processo de colheita da comida com uma “modernização” e esta acaba não sendo aceita por não fazer parte dos métodos convencionais já conhecidos na forma de trabalho. Também podemos perceber essa mecanização no ambiente de trabalho ao vermos uma formiga se deparar com uma pequena folha caindo em seu caminho e ele não saber se portar naquela situação, pois andava apenas em linha reta.

Ao pensarmos na violência no ambiente de trabalho e a forma como ela se institucionaliza nas sociedades organizadas, vemos esse tipo de hierarquia violenta na forma como as formigas são tratadas pelos gafanhotos que apenas buscam alimento, trocando em forma de “proteção” de todo o formigueiro, nos mostrando assim como a violência acaba sendo ligada a toda forma de exploração e dominação.

A sujeição das formigas a esse tipo de atitude está ligada às suas necessidades originais, como sobrevivência, por exemplo, e as formigas acabam se alienando com essa forma de produção, fazendo com que garantam a reprodução do seu sistema de sobrevivência.

A forma de violência que é representada na narrativa do filme é a violência psíquica, pois há, por parte dos gafanhotos, a exploração dos aspectos psicológicos das formigas para que eles façam o que seja necessário para suprir as necessidades dos gafanhotos.

Vemos que, a partir dos conceitos de Hackman e Oldham e da concepção de Emery e Trist, a forma de trabalho no formigueiro não é um modelo que tenta explicar as interações e nem permite que um operário tenha variedade de funções, pois no formigueiro cada um tem sua função e a cumpre até o fim da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com