TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENHO INFANTIL

Por:   •  21/4/2015  •  Monografia  •  8.936 Palavras (36 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 36

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

KELLI CRISTINA DOS SANTOS QUEIROZ DA COSTA

        

O DESENHO INFANTIL

SÃO PAULO

2014

KELLI CRISTINA DOS SANTOS QUEIROZ DA COSTA

        

O DESENHO INFANTIL

                                                             Trabalho de  Conclusão de Curso

                                                                                                      apresentado       à      Faculdade

                                                                                                        Internacional  de Curitiba,   como

                                                                                                              requisito parcial    para obtenção

                                                                                                                    do Título      de          Pedagogo.   

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................. 4

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLOGIA...........................................................5  

2.1 FASES DO DESENHO......................................................................................................

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................................24  

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................26

1-INTRODUÇÃO

O problema surgiu com as experiências que tive durante três meses nos quais lecionei na educação infantil da Escola Estadual Luiza Mendes Correa de Souza, onde observei o uso, pelas professoras, de desenhos mimeografados junto às crianças. Como método de pesquisa, utilizei o levantamento bibliográfico com base em teóricos que defendem este assunto, na perspectiva da abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionário para professoras da educação infantil e também pelos pais ,analisando os dados, percebo que as professoras ainda fazem o uso de desenhos mimeografados com frequência, refletindo assim uma desvalorização da produção gráfica de seus alunos. A conclusão da pesquisa aponta para a reflexão sobre a manifestação livre da criança a partir do seu desenho, sem o uso de modelos e de acordo com o seu desenvolvimento nas fases do grafismo.

O importante é ressaltar através de questionamentos internos e confrontar com os educadores da escola que foi o campo de pesquisa as teorias sobre o desenho infantil e as realidades vividas em sala de aula e, ao longo do Curso de Pedagogia, começaram a aflorar algumas perguntas sobre o desenho infantil, tais como: “Por que a criança desenha?” “Qual o significado do desenho para ela?”. “Por que a escola trata o desenho como uma atividade para passar o tempo?”, dentre outras indagações. Além de questões importantes tais como: -“Qual a contribuição do desenho infantil para a aquisição da língua escrita da criança na alfabetização?”

Este tema foi escolhido com o decorrer do curso durante os estágios observando que a criança desenha e ocorre a exploração de movimentos variados, levando a adquirir uma melhora na coordenação que torna o desenvolvimento do aluno (criança) favorável no aprendizado.

Através de estudos e observações pude  verificar a necessidade da mudança do comportamento do professor trazendo assim a melhoria para o desenvolvimento do aluno e assim melhorar a qualidade das aulas objetivando melhor interação entre aluno e professor tornando o aprendizado mais harmonioso.

Com o aprimoramento do professor seja ressaltada a importância da analise do desenho desde o desenvolvimento da garatuja até o desenho final desenvolvendo-o a criatividade do aluno.

 

2-DESENVOLVIMENTO

O desenho, utilizado desde a pré-história, viabilizou o surgimento de processos de comunicação mais complexos, como a palavra e a arte. O homem pré-histórico já utilizava o desenho dando um sentido especial à sua interpretação de sentimentos, de emoções, de relações e de mundo. Assim surgiu a arte rupestre, ou seja, as inscrições com pinturas e desenhos feitos pelo homem pré-histórico e registrados em rochas. Esses desenhos são manifestações artísticas de grande valor e informações sobre a presença, a passagem, o tempo e os costumes de grupos.                      
          As primeiras representações artísticas do ser humano foram pinturas rupestres realizada em cavernas, nas quais animais eram representados, há pelo menos 15.000 anos a.C., por povos primitivos. Assim o desenho surgiu como forma de comunicação entre as pessoas, facilitando o desenvolvimento de uma linguagem.              

           A criança já traz em sua natureza humana seu jeito e suas particularidades, com os quais estabelecem, desde o inicio, vínculos com pessoas do seu convívio na busca de compreensão do seu meio e, de certo modo, revelam a abstração em suas ansiedades, de suas relações e das condições impostas, as quais estão submetidas.                                                                                

                                      Dentre as várias atividades de expressão artística, o desenho torna-se a ampliação do mundo real, pode ser a expressão da consciência social, a qual leva a criança à compreensão de um mundo mais amplo do qual passou a fazer parte, explica DUARTE (1998, p.113).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)   pdf (292 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com