TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENHO INFANTIL NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Por:   •  19/4/2018  •  Artigo  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  2.830 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

TEMA: O DESENHO INFANTIL NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.

PULA UMA LINHA

POLO: ITAPEVA

PULA UMA LINHA

CURSO: PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

PULA UMA LINHA

ALUNO: ANA MÁRCIA FRANCISCO

PULA UMA LINHA

DATA:  /  /

PULA UMA LINHA

O DESENHO INFANTIL NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.

PULA UMA LINHA

RESUMO: O desenho é uma importante forma de comunicação e consegue relatar simbolicamente acontecimentos, sentimentos e pensamentos que talvez conscientemente  a pessoa verbaliza, deste modo, se constitui num instrumento extraordinário para uma avaliação psicopedagógica. Na verdade o desenho consegue colocar o indivíduo em interação com o meio no qual está inserida. Para o psicopedagogo a verbalização dos sentimentos, conflitos, medos, traumas ou pensamentos é extremamente decisiva, então o desenho é utilizado como pontapé inicial para que ocorra esta relação entre o profissional e seu paciente( cliente). Neste interim temos que para uma boa avaliação deve ocorrer a confiança de ambas as partes, assim como, a compreensão do simbolismo infantil expresso em seu desenho e a verbalização posterior sobre o  mesmo como principais recursos para entender e contextualizar seu significado para a criança participante do processo avaliatório.

PULA UMA LINHA

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia, Criança, Instrumento, Simbolismo.

PULA UMA LINHA

INTRODUÇÃO:

Sabe-se que existe uma relação estreita entre criança, desenho, expressão e brincadeira. Assim sendo a Psicopedagogia apropria-se destes elementos como auxiliadores no processo de avaliação do indivíduo que está apresentando dificuldades de aprendizagem. Propriamente a discussão vai voltar-se para o desenho infantil, que certamente vai fornecer aspectos que serão de grande valia  para se chegar a possíveis causas que estão provocando certa dificuldade de aprendizagem na criança.

 No presente artigo de natureza bibliográfica apropria-se profundamente das considerações de Jorge Visca, que através de seus estudos, analisou os desenhos e relacionou com a aprendizagem, além de apresentar as dimensões afetivas que fazem parte da vida escolar, familiar e individual da criança. Para ele esses vínculos são importantes, pois interferem de forma positiva ou negativa na aprendizagem. (VISCA, 2013).

 Outro aspecto que os desenhos revelam é em qual fase de desenvolvimento a criança se encontra, verificando sua coordenação motora, a visão que tem de mundo e outros pontos relevantes em cada caso investigado e conforme a queixa recebida.

A justificativa e o interesse por essa temática são decorrentes do fato de que existe muita riqueza no desenho de uma criança, podendo desvendar seu universo infantil, suas inquietações e os vínculos que tem com pessoas e objetos que estão presentes no seu dia a dia.

Contudo, ao estudar sobre as interpretações dos desenhos infantis, verifica-se que esse tema é bem amplo e abre espaço a várias outras questões, que poderão servir de pesquisas nessa área, a fim de colaborar ainda mais para a prevenção e intervenção psicopedagógica, amenizando as dificuldades escolares.

PULA UMA LINHA

DESENVOLVIMENTO:

Se valendo de que o psicopedagogo é o profissional que atua na prevenção e intervenção das dificuldades de aprendizagem e que atende principalmente as queixas vindas das escolas e famílias de crianças que em fase escolar enfrentam dificuldades no aprender, temos que considerar a forma de prognóstico destas crianças, utilizando instrumentos para uma boa avaliação que seja eficaz na prevenção de futuras dificuldades, e mesmo amenizar e ajudar a supera-las através da apropriada intervenção psicopedagógica. No âmbito escolar o psicopedagogo atua no planejamento da instituição e também no desenvolvimento de um programa e reeducação.

DAMIANI (2013) ressalta que é necessário “vivenciar e construir projetos, aprimorando a percepção de si mesmo e do outro, enquanto ser individual, social e cultural” e olhar o sujeito nesta face, como um ser “individual, social e cultural”. 

 A avaliação psicopedagógica é um dos componentes críticos da intervenção psicopedagógica, pois nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos, promovendo melhores condições para o seu desenvolvimento.

Ela é um processo compartilhado de coleta e análise de informações relevantes acerca dos vários elementos que intervêm no processo de ensino e aprendizagem, visando identificar as necessidades educativas de determinados alunos ou alunas que apresentem dificuldades em seu desenvolvimento pessoal ou desajustes com respeito ao currículo escolar por causas diversas, e a fundamentar as decisões a respeito da proposta curricular e do tipo de suportes necessários para avançar no desenvolvimento das várias capacidades e para o desenvolvimento da instituição.[...] (COLL; MARCHESI; PALACIOS, 2007).

Durante a avaliação podem ser realizadas atividades matemáticas, provas de avaliação do nível de pensamento e outras funções cognitivas, leitura, escrita, desenhos e jogos.

Ao levar em conta a afetividade e a inteligência na aprendizagem da criança, percebe-se que os aspectos emocionais podem interferir nessa aprendizagem. Por isso, ao analisar os desenhos infantis, observa-se que constroem sua aprendizagem, a partir dos vínculos que tem com o outro e as coisas que fazem parte do seu dia a dia. (VISCA, 2013).

O desenho infantil tem sido objeto de estudo de muitos especialistas pelo fato de a representação gráfica ser considerada um meio para o acompanhamento e a compreensão de desenvolvimento da criança. Constitui-se de um campo extremamente útil à psicopedagogia visto que se faz com que haja uma maior atenção sobre este objeto. Este desenvolvimento ocorre por conta de que a imagem, em todas as suas formas, tem ocupado cada vez mais papel importante na comunidade e na interação social. A utilização do desenho pode indicar inúmeros caminhos que a criança usa para registrar percepções, conhecimento, emoção, imaginação, memória no desenvolvimento de uma força de interação social, apropriada a suas condições físicas, psíquicas, históricas e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com