TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEORGES HENRI LUQUET – TEORIA DO DESENHO INFANTIL

Por:   •  3/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  10.233 Visualizações

Página 1 de 2

GEORGES HENRI LUQUET – TEORIA DO DESENHO INFANTIL

Georges Henri Luquet (1876-1965) filósofo francês, etnógrafo e pioneiro no estudo do desenho infantil. Em 1913, sua tese de doutorado de Artes foi dedicado ao estudo do desenho infantil, onde defendeu o seu estudo a partir dos desenhos de uma criança, “sua filha Simonne”. Entendendo que a criança desenha buscando a realidade, construindo o real em sua mente, e acredita que o desenho da criança “não mantém as mesmas características do princípio ao fim. Pois, convém fazer sobressair o caráter distintivo das suas fases sucessivas” (LUQUET, 1969, p.135).

Portanto, sua teoria baseou-se no realismo, denominando quatro estágios, realismo fortuito, realismo falhado, realismo intelectual e o realismo visual.

1º estágio - Realismo fortuito, inicia-se por volta dos 2 anos de idade, sendo subdividido em duas etapas: o desenho involuntário e desenho voluntário. No desenho involuntário, a criança começa a garatujar naturalmente ou por querer imitar os adultos ao os ver escreverem ou desenharem, mas faz os rabiscos sem significado algum, apenas por prazer. Já na etapa voluntária, a criança começa a perceber alguma semelhança entre seu rabisco e algo que já conhece, e começa a dar nome ao desenho.

 2º estágio - Realismo falhado, também chamado de incapacidade sintética, acontece por volta dos 3 e 4 anos de idade, a criança tenta desenhar algo real, mas ainda não consegue, tanto pela sua falta de controle gráfico, como pela falta de conhecimento, “não sabe ainda dirigir e limitar os seus movimentos gráficos de modo a dar ao seu traçado aspecto que quereria” (LUQUET, 1969, p.147).

 3º estágio - Realismo intelectual, a criança consegue superar a incapacidade sintética, adquirindo maior coordenação motora sobre os gráficos e conhecimento sobre as figuras, começando a desenhar o objeto como o vê, deixando-o mais parecido, e também apresenta em seu desenho “não só os elementos concretos invisíveis, mas mesmo os elementos abstratos que só tem existência no espírito do desenhador” (LUQUET, 1969, p.160).

4º estágio - Realismo visual, ocorre geralmente entre os 8 e 9 anos, esse é o último estágio do desenho infantil, mas há pessoas adultas que permanecem na fase do realismo intelectual. Ao substituir a fase intelectual pela fase visual, o desenho da criança assume características do desenho de um adulto, onde a criança procura representar todos os detalhes observados em cada objeto que irá desenhar, tornando-o mais real.

Referências:

Disponível em: https://www.unifebe.edu.br/revistadaunifebe/2010/artigo012.pdf, acessado em 13/05/206 às 12:23hs;

Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2007/2007/artigos/098.pdf, acessado em 15/05/2016 às 17:32hs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com