TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Filme Show do Thruman

Por:   •  16/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Analise filme “show do Trumam o show da vida” em cima da teoria Behaviorista.

O filme relata a historia de um bebe que foi adotado por uma emissora de televisao. O objetivo da emissora era criar a criança de modo que ele levasse uma vida normal, sem saber que era assistido por milhões de expectadores 24 horas por dia. A emissora criou uma cidade com mais de 5 mil câmeras a fim de acompanhar o desenvolvimento de Trumam.

Deu certo ate os trinta anos de Truman ate ele se lembrar de sua primeira paixão que foi afastada dele e começar a ver que não era feliz e que não tinha vontades próprias, desde a escolha de uma namorada ate onde ele realmente gostaria de viver. O mesmo tipo de manipulação acontece quando a emissora suspostamente mata o pai dele em um acidente de barco, que e de onde ele tem o trauma com a agua, reforçando que ele não saira da “ilha”.Porem com o tempo Trumam percebe que tudo ao redor dele e mentira ate mesmo a esposa e o melhor amigo, ele supera seu trauma consegue ir embora e descobre que esta sendo usado em um reality show.

O filme tem ótimos exemplos Behavioristas tais como Comportamento Operante, Respondente, reforços positivos e negativos, punição e extinção.

Duas cenas me chamaram mais a atenção onde consegui ver claramente o Behaviorismo.

Primeira cena foi quando ele foi velejar com o pai dele, e o mesmo se afogou por conta de uma tempestade. A emissora manipulou a morte do pai por conta da criança estar cada dia mais interessada em sair da ilha e explorar novos lugares. Temos então o trauma de Truman onde claramente se ve um reforço negativo e consequentemente a punição que é o medo dele da agua, onde toda vez que ele pensar em ir embora da ilha ele se lembrara do pai se afogando e desiste de ir embora. Dentro da mesma cena podemos destacar o Comportamente Respondente que é o comportamento invonluntario provocado pelo medo da agua também.

Segunda cena muito interessante também seria no final quando ele realmente percebe que tudo ao redor dele não é real, desde sua esposa a todas as pessoas da ilha. Ele resolve fugir da ilha tendo um comportamento operante que é quando ele decide voluntariamente ir embora escondindo sem influencia das pessoas, onde por fim ele supera o medo do mar tendo assim a extinção onde o reforçador no caso a emissora consequentemente deixa de ter uma resposta positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com