TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Show de Truman

Por:   •  6/11/2019  •  Abstract  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Analise do filme O show de Truman pelo viés Behaviorista.

Prof. Leandro

Aluno: Eduardo Lorenz

No filme, a vida de Truman é condicionada desde seu nascimento, porém para haver o segmento do programa foram necessárias várias intervenções comportamentais para conter Truman.

A primeira vez que pode ser vista essa intervenção comportamental foi quando Truman ainda pequeno estava com seu pai na praia e começou a escalar um monte para explorar o resto da ilha, seu pai precisou persuadi-lo a descer usando o pretexto que seria muito perigoso.

Já adulto Truman sai todos os dias para trabalhar, e ao se dirigir ao carro é abordado por um vizinho com um grande cão que pula nele, reforçando o medo que lhe foi condicionado por cães quando ainda criança tentando sair da cidade, caminhando por uma ponte a direção do programa usou um grande cão latindo para detê-lo e fazer com que mais uma vez desistisse de prosseguir.

Ao chegar perto do banco em que trabalha Truman é diariamente abordado por 2 irmãos gêmeos que aparentemente são seus clientes, que sempre interagem com ele em uma conversa rápida   sempre no mesmo local em que há uma placa de propaganda que provavelmente é de um patrocinador do programa, usando o reforço arbitrário para que seus espectadores consumam o produto, esse mesmo condicionamento é visto no dia a dia de Truman ao tomar café.

Truman velejava com seu pai, mas a direção do programa achou que daria mais audiência se seu pai desaparecesse no mar e por consequência causariam um estimulo aversivo em Truman pelo mar, extinguindo a possibilidade de ele querer sair da cidade por esse meio, então é percebida a punição quando em um passeio de barco aparentemente normal Truman perde seu pai em uma tempestade. Esse estímulo é notado quando Truman precisa sair da cidade por uma balsa, ele compra o bilhete, porém não consegue embarcar pois seu medo do mar volta a tona quando se depara com um pequeno barco afundado no cais, lembrando-o do momento em que perdeu seu pai.

        Em um momento do filme Truman começa a desconfiar da habituação que ocorre na sua vida, sendo assim o show tenta reforçar o condicionamento operante em várias situações para que consigam manter Truman no show.

A extinção de comportamento já não tem a mesma força sobre ele.

É visto a punição quando ao conseguir passar pela ponte de carro ele é parado pela polícia sobre um pretexto difícil de aceitar que uma usina nuclear teria explodido perto dali ele sai correndo, mas é pego e levado para sua casa recebendo o aviso que da próxima vez ele seria preso.

No final do filme é visto o reforçamento da extinção para os expectadores que se sentiram aliviados e felizes que Truman conseguiu sair do show para ter sua vida real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com