TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Show de Truman

Por:   •  11/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Filme “Show de Truman”

O filme “Show de Truman” nos passa uma visão de exemplo de transformação em que vive a sociedade contemporânea. Se ficarmos atento, é muito provável identificar como a mídia manipula, constrói uma vida impondo regras perante os telespectadores.

O filme com toda sua ficção, de um lado observa a vida de um homem comum, seus diversos estilos, de uma maneira geral investiga toda sua vida, de casa ao trabalho. Do outro lado, a mídia entra em cena, cria fantasias, isso pelo simples fato para que os telespectadores consumam. Pensando na realidade, a mídia tem interesse de influenciar no consumo de hábitos das pessoas, impondo seus produtos em destaque.

Voltando a verdadeira problemática do filme, Truman é um cara muito otimista, aparenta viver uma vida normal como qualquer um. Mas, é notório alguns dramas que o mesmo vive, talvez não saiba o que esteja acontecendo. Mesmo contra todos, ele acredita que seu pai esteja vivo, é perceptível como ele vive longe da realidade. A partir deste momento é impossível não enxergar que Truman tem sua privacidade invadida.

Mesmo com a falsa realidade divulgada para as pessoas, é como se Truman percebesse algo de estranho, de alguma maneira ele viu na TV ou escutou no rádio algo relacionado a sua vida. É perceptível sua vontade de viajar, mas antes, ele tem a ideia de tentar investigar o que de fato está acontecendo na sua vida.

Mesmo tudo parecendo ter um desfecho final, os problemas graves que Truman enfrentou, o produtor ainda insiste em continuar com a farsa. De maneira surpreendente, é chegada a hora que ele sai de cena, tudo que era imprevisível veio a tona, os telespectadores que acompanhavam tudo assistiam toda a cena, inclusive apoiaram sua atitude final.

Aparentemente tudo é uma fantasia, basta analisarmos o poder que há na mídia, ou seja, o forte poder de manipulação que a mídia é capaz de possuir. Até que ponto a mídia foca mais na audiência? Por outro lado, ainda existe outra problemática, a existência da falta de ética, de maneira geral, é uma total manipulação em massa da sociedade.

É impossível não identificar o poder que a mídia tem perante o filme, mas, é notório saber que temos o livre arbítrio de fazermos nossas próprias escolhas, isso independentemente de qualquer mídia ou qualquer situação que queiram nos manipular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com