TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Psicanalise

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

O filme é sobre um grupo crianças que ficaram órfãs após uma guerra Civil ocorrida no Sudão. Durante a guerra, tiveram suas vilas destruídas e suas famílias mortas por soldados que, devido a este ocorrido, deslocaram-se por mais de mil quilômetros até um campo de refugiados, localizado no Quênia, onde permaneceram por vários anos.

Em seguida, Mamere (irmão mais novo), Abital (irmã) e Theo (irmão mais velho) eram os filhos do chefe da vila que foi destruída. Dadas as circunstâncias as quais os garotos se encontravam, Theo tornou-se o líder do grupo das crianças órfãs que sobreviveram, (tanto da vila dele quanto de outras – como Jeremiah e Paul) o qual após o massacre, permaneceram juntos. Eles aprimoraram suas habilidades de caça para poder comer, encontrar água, e tentar sobreviver, além de se ajudar uns aos outros. Devido à necessidade, precisaram amadurecer muito rápido, pois passaram por muita dificuldade nesta fase. Um de seus irmãos não resistiu às infecções durante a travessia e morreu , enquanto o outro irmão faleceu quando fugindo dos soldados, tentaram atravessar o rio, e sem saber nadar, ficou com medo e foi morto por tiros pelos soldados. Não poderam passar pelo luto de perder seus parentes, sua casa e tudo o que um dia já lhes pertenceu.

Pouco tempo depois, ainda durante a fuga, outra criança do grupo ficou doente e estava sendo carregada por Theo, enquanto que os outros integrantes do grupo já estavam se cansando de caminhar. Com isso, Mamere,  levando em consideração que não avistavam soldados por um bom tempo desde que atravessaram o rio, fez uma sugestão de que eles parassem e descansassem um pouco. O pedido foi aceito e o grupo parou em uma mata para descansar e passar a noite ali mesmo. Ao amanhecer, quando acordaram, Mamere levantou e foi visto por um dos militares, rapidamente Theo se cobriu com a manta que Mamere estava usando e levantou dizendo que estava desacompanhado e foi andando em direção oposta ao resto do grupo, com isso foi pego pelos militares e levado embora, dando a impressão que teria sido levado para ser executado. Esse foi o gatilho para que ele (Mamere) começasse a sentir uma grande culpa.

Somado esse último evento com todos os outros, relacionados às percas na experiência de vida de Mamere, (todas as mortes, perca do lugar onde morava, etc.) essas situações o traumatizaram e o que ficou em evidência foi sentimento de culpa (angústia), lembrando-se disso em diversas passagens do filme (com maior frequência, antes de dormir).Isso resultou em um sentimento de responsabilidade para com o resto dos irmãos, à medida  que o elegeram como o novo líder, fazendo com que ele passasse  a realizar todas as tarefas de liderança que antes eram atribuídas a Theo.

Depois de conseguirem chegar no campo de refugiados e passarem alguns anos lá, os garotos tiveram a oportunidade de poder sair do campo e ir para os Estados Unidos da América (EUA). Antes de viajarem, durante o longo período de tempo em que ficaram no refúgio, cerca de treze anos, Mamere trabalhou no setor de enfermaria, ajudando os enfermos também vítimas da guerra. Levantando a possibilidade de que o trabalho escolhido pôde ter sido desenvolvido pelo desejo de aliviar sua culpa na perda de seu irmão, pois na enfermaria ele poderia estar salvando outras vidas, dando a oportunidade de uma nova chance para aqueles que chegavam ao refúgio, tendo aquelas pessoas como sua principal responsabilidade naquele momento. E foi dessa forma que o personagem pôde alterar inconscientemente (ou conscientemente) seu comportamento devido ao trauma sofrido.

Chega então o momento em que foram chamados para ir aos EUA. Ainda no avião, começam a sentir o impacto cultural, causando-lhes uma certa estranheza, como o modo que algumas pessoas ali estão comendo (usando talheres) enquanto que eles comiam com as mãos. Mas, o aspecto essencial da viagem aos Estados Unidos da América é o fato de que quando desembarcam, sua irmã, Abital, não pôde ficar na cidade que eles iriam morar porque nenhuma família de lá a acolheu em sua casa. Tentaram falar com várias pessoas do alto escalão para interceder por ela, mas não foi possível e ela partiu para outra cidade. Além de Mamere se culpar por esse fato ocorrido, Paul (considerado como irmão) reforça a sensação de culpa de Mamere quando lhe pergunta “como você pôde deixar isso acontecer?!”, deixando o sentimento de impotência nele (Mamere).

Surge então uma nova personagem, Carrie que é uma espécie de assistente social (conselheira de carreiras) que irá ajudá-los a conseguir emprego para poderem se manter na cidade. O primeiro emprego deles é arranjado com bastante dificuldade e é um supermercado, Jeremiah acaba tendo problemas com o modo de funcionamento do sistema americano de trabalho (por ter que jogar fora comida que passou da validade ao invés de doar, já que em sua terra natal é algo tão valorizado e considerado pecado, mas que nos EUA é desperdiçado). Mamere, por sua vez, além do emprego no mercado, tem outro de segurança e (outra profissão que visa proteger a vida das pessoas, talvez, para aliviar sua culpa também), quando não está trabalhando em algum dos seus dois empregos, está em um cursinho estudando.

Com essa dinâmica, Mamere desenvolveu a estratégia de estar sempre se ocupando de atividades, não havendo tempo assim de pensar no seu irmão, pois, antes de dormir junto com seus outros irmãos no quarto e começam a cantar, ele lembra de Theo sendo levado, lembrando-se também no cursinho, após definir o porquê de “uma boa mentira” do livro, fala de uma mentira altruísta, com o objetivo de salvar um outro, justamente o que Theo fez para proteger o restante do grupo.

Na maior parte do tempo, ele está no papel de líder do grupo, tentando resolver todos os problemas, que em determinado momento do filme, Paul começa a usar drogas, quando em um certo momento, chega em casa descontrolado, e começa a discutir com Mamere, afirmando que ele não era o líder, não era o Theo, e que o Theo foi morto porque ele pediu para descansar enquanto que naquele dia, Theo queria seguir em frente. Paul, ainda descontrolado, afirma que a irmã está longe por culpa dele. O fato da irmã estar separada é porque não houve nenhuma família na cidade que quisesse acolhê-la e também por causa dos atentados de 11 de setembro, que também foi financiado pelo Sudão, complicou a vida deles no sentido burocrático das relações diplomáticas entre os dois países. Logo em seguida, pediu desculpas e disse que gostaria de ter uma relação de irmão com ele e não de chefe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com