TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Zona De Desenvolvimento Proximal

Pesquisas Acadêmicas: Analise Zona De Desenvolvimento Proximal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE DO ARTIGO SOBRE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

O seguinte artigo aborda as contribuições de acordo com quatro estudos focando no conceito de cada uma diante da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) na perspectiva escolar.

A criação do principal conceito foi utilizado pela primeira vez por Vygotsky no olhar da relação desenvolvimento/aprendizagem. A criança passa pelo nível de conseguir realizar determinadas tarefas que fazem referências as funções psicológicas já construídas na criança (desenvolvimento real) e por fim, chega ao nível em que a criança consegue realizar tarefas somente com o auxílio de outro individuo, conhecido como mediador (desenvolvimento potencial).

A ZDP torna-se simplesmente o espaço de um nível a outro, sendo as funções que ainda irão se maturar. Sendo de extrema importância a atividade de caráter social (interação) e suas construções internas serão significamente determinantes nas funções psicológicas superiores.

Então Valsiner assume três direções: A distância da atuação independente do indivíduo e a “assistida” (auxílio); Diferenças gerais no desenvolvimento enfocando o contexto em que a criança se encontra (individual x social); A ZDP através do jogo, papéis sociais além das possibilidades. As direções propostas fazem parte da ideia colocada por Vygotsky, servindo como acelerador no processo de aprendizagem e interação dos indivíduos, com destaque na importância do ambiente escolar e sistema de ensino para a construção da visão do ser humano, por exemplo, a linguagem.

Tudge afirma que por meio dos processos de interação o indivíduo menos experiente se apropria do conhecimento daquele com mais experiências. Esse olhar enfoca que o desenvolvimento das gerações sejam cada vez mais rápidos, onde os homens irão começar a transformar sua realidade.

Moll aborda a parte da auto-regulação como sendo um processo importante auxiliado pelo adulto para que a criança tenha o devido controle de sua aprendizagem.

Com a leitura do artigo em questão, percebe-se as falhas nos usos de alguns termos, redundância e má formação na estrutura dos parágrafos. Os teóricos várias vezes foram citados de forma confusa e misturada atrapalhando o entendimento do leitor, obrigando-o a ter que voltar a leitura e fazer associações de ideias, o que por consequência dificultou o processo. O conceito de ZDP foi colocado desde o início do artigo até a última página, ou seja, desorganizando a ordem das ideias e discurso que seria apresentado. Como um todo o conteúdo estava interativo o que deixou a desejar nada mais foram os exageros de explicações e organização errada do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com