TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zona de Desenvolvimento Proximal

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  2.145 Visualizações

Página 1 de 3

Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica

Observação:

Em uma tarde de terça, fui como meu marido para a praia de Balneário Camboriú. Sentada nos bancos, pude observar uma mãe e uma criança em baixo do guarda-sol. A mãe estava sentada na cadeira de praia, e a criança estava brincando na areia com seus brinquedos fazendo castelinhos e buracos. A criança devia ter mais ou menos 3 a 4 anos e a mãe entre 25 e 30 anos.

Como de costume, passou um carrinho vendendo sorvete e picolé na beira mar, então a criança pediu para mãe um picolé, e a mãe comprou.

Com a ajuda da mãe, a criança tirou o plástico e jogou na areia, e a mãe lhe chamou a atenção dizendo que era lixo, e como todo lixo teria que ser jogado na lixeira, pois o lixo suja a praia e a natureza e os peixinhos ficam tristes. Próximo a eles havia uma lixeira e a mãe mostrou para a criança a lixeira e levou a criança até ela para jogar o plástico.

A criança comeu uma boa parte do picolé, outra parte a mãe ajudou, quando acabou o picolé só sobrou o palito, então a criança apontou para o palito e disse que era lixo, e sem hesitar pegou o palito e levou na lixeira, depois voltou pulando, feliz dizendo que os peixinhos não iriam ficar mais tristes.

Aplicação da observação:

A zona de desenvolvimento proximal é a distancia entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. Contém um mediador durante o processo de aprendizagem, ou seja, devido à interação com outras pessoas mais “desenvolvidas”, a pessoa entra em contato com o conhecimento, desse modo aprimorando seu conhecimento e se desenvolvendo também.

No nível de desenvolvimento real a criança possui a capacidade de realizar uma atividade sozinha em razão das etapas alcançadas, que no caso da observação, a criança passou a jogar o lixo sem ajuda, aprendendo o que era o certo.

Quando a mãe corrigiu a criança e ensinou mostrando aonde se joga o lixo ela teve papel de mediadora, onde através de sua orientação a criança soube o que era correto fazer, isso é chamado de nível de desenvolvimento potencial, onde teve alguém ensinando a criança como fazer e o que fazer, pois até então a criança, provavelmente, não sabia que o lixo deveria ser jogado na lixeira e não na praia.

Conclusão

Com base nesse trabalho pude compreender o significado e os conceitos da zona de desenvolvimento proximal, e seus níveis de desenvolvimentos: o real e potencial. Como futura educadora, me fez perceber a importância do papel de um professor em sala de aula, e que cada criança possui suas diferenças, sejam elas suas histórias, experiências ou vivências.

O professor tem um papel explícito de interferir na zona de desenvolvimento proximal do aluno, pois tudo que os alunos fazem hoje como o auxílio e orientação, poderão fazer de forma independente amanhã. O professor pode ajudar demonstrando como fazer, fornecendo pistas, instruindo e de várias outras formas, frisando sempre no desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

Segundo Vygotsky: “[...] através da imitação na atividade coletiva, orientada pelos adultos a criança está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com