TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do Filme Laranja Mecânica de Uma Visão Comportamental

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

O filme começa com a história de Alex, um jovem líder de um grupo com 3 outros jovens, no qual, juntos cometem horrores durante as madrugadas: espancamentos, brigas, assaltos, estupros e assassinatos. Enfim, em uma dessas trapalhadas, os jovens resolvem durante uma madrugada atacar a mulher dos gatos, diante disso, 3 dos companheiros de Alex armaram contra ele, pois estavam cansados de sua liderança, e por fim Alex foi pego pela polícia, sozinho. Logo após ter ido para a prisão, resolve ser levado a um tratamento psiquiátrico que o faria sair mais cedo da cadeia. Neste tratamento, Alex é forçado a assistir cenas de violência e sexo por horas, até passar mal e logo depois de dias, ele é solto e se torna uma pessoa indefesa, sofrendo vinganças daqueles que ele atormentava antes. Depois de tanto “sofrimento” ele tenta se matar, pulando da janela e assim acorda no hospital recuperado de suas funções mentais.

ANÁLISE DO FILME:

     As primeiras coisas a se constarem é de que, Alex é um jovem que sofre de uma doença psiquiátrica e sente prazer, assim como seus companheiros, em cometerem atos violentos. Eles vivem em um mundo futurista, ou seja, um mundo sem ordem, nem leis, com um livre arbítrio, assim como disse o mendigo: “O mundo é sujo e sem ordem”.  Enfim, se tratando do momento em que ele decide ser levado ao tratamento, uma das primeiras coisas a se observar é de que, a forma pela qual o tratamento funciona é por meio de medicamentos injetadas no organismo de Alex no qual faz com que ele sinta enjoos enquanto assiste a cenas de violência das mesmas aos quais ele cometida. Diante disso, logo no nome do filme se percebe que a Laranja (orgânico) Mecânica, é uma metáfora na qual representa que o comportamento de alguém pode ser controlado, sem ter mais aquele comportamento, através da modificação no “orgânico”, ou seja, as drogas no corpo de Alex e as cenas de violência fizeram crer que após a sua saída da cadeia ele não teria mas esses comportamentos agressivos.

     O filme também demonstra o padre que diz que: “As pessoas são responsáveis pelos seus próprios atos, sejam eles bons ou ruins” e é contra o tratamento, acreditando que a reabilitação é através do perdão e arrependimento a Deus. Outra importante constatação é a de que os pais desses jovens não tinham “tempo” para observarem o que seus filhos faziam durante a madrugada, assim como disse a mãe de Alex durante uma conversa com seu marido de que ela não sabia o que Alex fazia no seu “trabalho”. Além disso, muitos acreditam que a cadeia não é um lugar apropriado pois lá gera mais crimes, pois “A justiça usa do crime para conter o criminoso”.

     Uma das críticas que se tem dentro do contexto desse filme, além de mudar o orgânico, é a questão de todas as vezes que Alex recebia o medicamento e assistia atos violentos ele sentia náuseas, e estas por sua vez não deixavam que Alex cometia os mesmos atos de violência de antes. Pesquisei muito para entender essa questão, e achei interessante a semelhança que essa situação tem com o experimento de Pavlov, no qual o alimento junto com a campainha provocava uma salivação no cão, logo, o medicamento junto com as cenas, geravam náuseas. Já quando, no momento em que ele sai da cadeia ainda está sob efeito do medicamento, porém após um tempo e após sofrer o acidente de querer se suicidar da janela os seus pensamentos violentos voltam, e principalmente no momento em que ele está hospitalizado, ao seu lado já contem cenas de sexo com a enfermeira e o médico, enfim, fica claro que Alex não perde seus desejos, porém, toda vez que ele recebia o medicamento ele sentindo náusea não conseguindo tomar nenhum comportamento agressivo, já no hospital ele estava sem este medicamento. Indo diretamente ao final do filme, Alex no momento do término já tem cenas de sexo em sua mente, com mulheres em meio a uma “disputa”, e assim o filme finaliza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com