TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Behaviorista do Filme Laranja Mecânica

Por:   •  23/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Laranja Mecânica” conta a história de Alex, que vive em uma sociedade caótica, não estuda, não trabalha e, junto com sua gangue de criminosos, pratica assaltos, estupros e assassinatos, sendo preso e condenado a 14 anos de prisão.

Na prisão, Alex é submetido ao “Método Ludovico”, que consiste em sessões de tortura onde lhe é injetada uma substância que o faz vomitar quando este assiste a cenas de sexo e de violência extrema. As sessões de tortura são repetidas inúmeras vezes até que o organismo de Alex não necessite mais da substância e reaja com náuseas automaticamente quando assiste às cenas.

Tal experimento é semelhante ao realizado por Pavlov com um cão, visto nas aulas recentes de Psicologia. Esses experimentos baseiam-se no Behaviorismo, campo da Psicologia que afirma que o comportamento é condicionado através do estímulo e resposta, principalmente quando o indivíduo sofre alterações no sistema glandular e locomotor, de acordo com John B. Watson.

Após a realização do experimento, Alex ganha a liberdade, pois estava supostamente “curado” de seus instintos criminosos, alcançando o objetivo proposto do experimento, que era mostrar para a sociedade a eficácia do método utilizado para restabelecer o convívio social dos criminosos.

Segundo Watson, precursor do Behaviorismo, o homem era um animal selvagem que aprendia a viver socialmente observando o funcionamento das instituições e o comportamento alheio. No entanto, afirmava que todo indivíduo possuía desejos próprios que o distinguiam dos demais indivíduos. Esse pensamento é retratado no final do filme, quando Alex reafirma os seus anseios primitivos, voltando a praticar os crimes.

Exemplo do Behaviorismo no cotidiano: É possível verificar um exemplo prático da aplicação do Behaviorismo no adestramento de cães. Quando o tutor ensina seu cão a sentar, por exemplo, e em troca o recompensa com um petisco, está aplicando um condicionamento operante com reforço positivo. Depois de algumas repetições do ato, o cão aprende que ao obedecer ao comando do tutor, irá receber uma recompensa, o petisco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com