TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Réquiem para Um Sonho

Por:   •  13/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR

edylenna dos Santos Teixeira

RÉQUIEM PARA UM SONHO: UMA BREVE ANALISE DO FILME

 

Trabalho apresentado à disciplina Psicopatologia II como requisito avaliativo para obtenção de nota do curso de Bacharelado em Psicologia do 6º semestre do IMMES - Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior.

MACAPÁ-AP                                                                                                                                          2019

[pic 2]

INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR

edylenna dos Santos Teixeira

RÉQUIEM PARA UM SONHO: UMA BREVE ANALISE DO FILME

MACAPÁ-AP                                                                                                                                          2019

     O filme Réquiem para um sonho trás como abordagem principal a dependência química. Um filme bastante interessante ainda, mas no século XX onde o consumo do álcool e drogas licita e ilícitas cresceram bastante comparado ao século passado.  Segundo (Aguilar & Pillon, 2005; Canoletti & Soares, 2005; Martins & Corrêa, 2004) colocam que essa dependência química é algo que esta chamando bastante atenção tanto pra sociedade quanto para sistema de saúde.

                                    Além disso, tal questão está ganhando crescente visibilidade, uma vez que discussões sobre a temática estão presentes em diversos meios de comunicação e no âmbito de várias instituições (Marinho, 2005).

      Os meios de comunicação estão sendo bastante relevantes e de suma importância pra levar conhecimentos sobre a temática da dependência química, acontecendo assim às propagandas de combate as drogas, ate mesmo por conta dos ricos que pode ocasionar na sociedade.

     Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana (2000). Fala que incessantemente ocorre uma necessidade de busca pela droga, ocasionando a dependência. E interferindo e afetando diretamente no biopsicossocial do individuo.

     Biopsicossocial como a família. E no filme de inicio deixa bem claro essa interferência, o convívio familiar tornasse prejudicado entre o ator Henrry Goldfarb interpretado por (Jared Leto) e sua mãe Sarah Goldfard interpretada por (Ellen Burstyn). O filme é uma historia de busca descontrolado pelas realizações de sonhos, no entanto a necessidade de consumo de drogas desiquilibra a todos.  O mundo do narcotráfico é bem perigoso e isso ficou bem claro no filme, onde o trio de sonhadores no decorrer da historia vão se tonando dependentes totalmente desse mundo do vicio.  O filme é dividido em três etapas que são verão onde é marcado pela iniciação dos sonhos depois surge o outono onde os sonhos começam a se desfazer com o passar do tempo e por fim o inverno que mostra o extermínio desses idealizadores sonhos.

     Nesse drama podemos ver que o momento mais chocante é o final onde se passa o fim dramático de todos os personagens Sara, Harry, Marion e Tyrone. Além de Harry, Tyrone e Marion buscam caminhos dolorosos, a mãe de Harry a senhora sara é convidada a ir um programa de televisão a qual sonha em participar.

     Dai começa o sofrimento psíquico onde ela começa a se torna refém do medicamento que são inibidores de apetite que usa para poder emagrecer no objetivo de poder entrar num lindo vestido vermelho e se sentir extraordinariamente linda. Vestido esse que ela tem a necessidade de vestir devido ter usado na formatura de seu filho e também porque seu falecido marido o amava lhe ver nele. Essa necessidade de aparecer no programa com esse vestido vermelho tirou sua saúde mental levando a uma hiperatividade apavorante. Pode-se dizer que ela serviu apenas como uma cobaia pra uma linha de trafico, o fim de sara é drástico da pior forma possível, pois ela acaba sozinha em um hospital psiquiátrico para poder ter seu corpo desintoxicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com