TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme o Lado Bom da Vida

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  2.563 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do Filme O lado bom da vida

O filme retrata a realidade de algumas pessoas que sofrem algum tipo de transtorno mental. Pat Solitano é um homem que sofre Transtorno Bipolar, e que com a separação no casamento piorou sua situação, ele perdeu o emprego de professor depois de agredir com muita violência uma pessoa, ocasionando uma internação em um hospital psiquiátrico. Solitano perdeu o controle de sua vida, deixando claro que o tratamento e o acompanhamento são necessários para uma melhora significativa. Ao ser internado ele tem bastante tempo para pensar em como vai voltar a vida normal. Por não aceitar o tratamento devido, ele tem mais dificuldade de convívio com a família.

Pat Solitano também tem um amigo que sofre de transtorno de ansiedade, isso após um distúrbio de atenção e ansiedade tomou uma dosagem excessiva de medicamentos.
No filme são mostradas cenas do quanto o acompanhamento psicológico é importante. Pat após sentir revolta por ler um livro o qual se decepcionou decidiu ir a consulta Psicológica, chegando lá se aborreceu com a música que estava tocando ocasionando a perda de seu controle, à música foi colocada propositalmente para uma análise da situação de Pat.

A partir da cena que selecionamos é possível ver o transtorno Psicológico de Pat:

- Numa certa madrugada Pat decide procurar a fita de seu casamento, procurou em vários cômodos da casa e não a encontrou, sua agitação fez com que seus pais acordassem. Sua mãe tenta acalma-lo porém Pat se desespera ainda mais e acaba perdendo o controle agredindo assim a sua mãe, após ver a esposa caída no chão, o pai de Pat parte para cima dele, e os dois se agridem, a situação só acaba quando os policiais chegam a casa de Pat.

Nessa cena podemos ver claramente o Transtorno de Humor Bipolar (THB) que Pat sofre, muitas pessoas hoje em dia apresentam esse transtorno, ele atinge aproximadamente 0,8 % da população adulta, sendo homens e mulheres igualmente afetados, já o THB II afeta cerca de 0,5% da população, sendo mais comum em mulheres. A prevalência dos transtornos de humor não varia significativamente com a raça.

O tratamento farmacológico é uma adesão indicada para esse tipo de transtorno, porém a não adesão desse tratamento é responsável por grandes frustrações na psiquiatria, e muitos fatores tentam explicar esse fenômeno, fatores ligados aos pacientes, como suas atitudes e crenças em relação ao tratamento, a idéia em ter seu humor controlado por medicamentos, sentirem-se menos atrativos ao cônjuge e aos amigos, sentirem falta dos “altos”, sentirem-se deprimidos, menos criativos e produtivos, como é o caso de Pat que se recusa a tomar os remédios e tem mais dificuldade de relação com os amigos e familiares.

Embora o Tratamento com Farmacológicos seja essencial no tratamento de Transtorno Bipolar a Psicoterapia deve ser utilizada em associação com os farmacológicos. As intervenções psicoterápicas apresentam vários benefícios que incluem diminuição na frequência e na duração dos episódios de humor, aumento da adesão à medicação, diminuição nas recaídas e impressões clínicas de melhoras gerais. O psicólogo nesse caso tem que trabalhar a importância do medicamento para o tratamento do paciente, de forma que ele mude de opinião, sabemos que apenas quem prescreve medicações são os médicos, mais temos que trabalhar para que todo o conjunto da obra seja satisfatório, mostrando lados positivos da medicação, para uma melhora significativa do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com