TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ansiedade Associada ao Cuidador de Idoso

Por:   •  7/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.400 Palavras (22 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Rede FTC de Ensino

Faculdade de Tecnologia e Ciência Psicologia 5º Semestre

Ansiedade Associada ao Cuidador de Idoso

Da Costa,Débora Primo

deborahprimo@gmail.com


Sumário

Resumo        3

Abstract        4

Introdução        5

Fatores que desencadeiam a ansiedade no cuidado de idosos        6

O papel da família no acometimento por ansiedade no cuidador de idoso        8

A importância do auto cuidar por parte do cuidador de idosos.        11

Adoecimento do cuidador de idoso        14

Metodologia        15

Considerações finas        15

Referência bibliográficas        17


3

Palavra-chave: Cuidador de idoso, Ansiedade, Família, Psicologia.

ResumoEste trabalho tem como objetivo compreender o contexto vivenciado pelo cuidador de idoso dentro das suas diversas classes de relacionamentos, tendo como principais estudos o desencadeamento de patologias como a ansiedade que acometem esses cuidadores, devido a sua desgastante rotina e cuidado isolado. A ansiedade é um mal patológico que acomete milhões de pessoas em todo mundo, e o cuidador de idoso é uma agente muito propicio a desencadear este mal, a visão cultural de cuidador, a falta de assistência, seja familiar e de políticas públicas contribuem para esse tipo de adoecimento.

Na maioria dos casos o cuidador de idoso é posto nessa posição sem o mínimo de treinamento e capacidade real de desenvolver seu papel de forma segura e preventiva, no tocante os cuidados que se deve ter tanto do idoso cuidado quanto dele mesmo como cuidador, o que leva a uma sobrecarga desse indivíduo e consequentemente o surgimento das patologias, sendo a ansiedade a mais comum e primaria delas.

O papel do cuidador de idosos sempre esteve presente nas diversas culturas e povos, no entanto por se trata de uma atividade sempre ligado a laços familiares, sua visibilidade era pouco notável, o que não é diferente nos tempos atuais, a importância, assistência e preocupação com a saúde do cuidador, ainda são assuntos poucos debatidos e estudados pela grande rede de saúde e assistência, o que leva a um total descaso da sociedade da família e do próprio cuidador como um todo. Ter conhecimento dessa realidade, saber lidar com as problematizações que podem ocorrer ao trabalhar como cuidador de idosos, possibilita não só a família a criar uma rede de amparo a esse cuidador, mais principalmente o mesmo munido desse conhecimento, buscar o máximo de estratégia para melhor lidar com a sua saúde física e mental afim de preservar sua saúde contra eminentes risco advindo do seu papel como cuidador.


4

AbstractThis work aims to understand the context experienced by caregivers of elderly within their different relationships, having as main triggering studies of disorders as anxiety that affect these caregivers due to your exhausting routine and careful isolated. Anxiety is a bad disease that affects millions of people worldwide, and the caretaker of elderly is a very propitious to unleash this bad, the cultural vision of caregiver, the lack of assistance, is family and public policies contribute to this type of illness. In most cases the caregiver of elderly is put in that position without the minimum of training and actual capacity to develop your role in a safe way, preventive, care should be taken both of the elderly care as himself as caregiver , leading to an overload of this individual and consequently the emergence of diseases, being the most common anxiety and their primary of them.

The role of caregiver for the elderly has always been present in various cultures and peoples, however it comes to an activity always connected to family ties, your visibility was unremarkable, that is no different in this day and age, the importance, care and concern for the caregiver's health, are still few matters discussed and studied by the great health and assistance network, which leads to a total neglect of family and society own caregiver as a whole. Be aware of this reality, know how to handle the problematizações that may occur when working as a caregiver for the elderly, allows not only the family to create a network of support that caregiver, more especially the same armed with this knowledge, get the most out of strategy to better deal with your physical and mental health in order to preserve your health against risk arising from your leading role as caregiver.

Keyword: Caregiver of elderly Anxiety, Family, Psychology

5

IntroduçãoA população de idosos vem aumentando em ritmo acelerado, apresentando demandas e necessidades emergenciais no campo da saúde e da sua assistência, principalmente quando esse grupo desenvolve incapacidades, necessitando de cuidadores para realização de suas atividades.

O cuidador de idosos é o indivíduo responsável por oferecer ajuda e assistência naquilo que o idoso é incapaz de fazer sozinho, como por exemplo; locomoção, cuidados com higiene, atividades terapêuticas, buscando assim melhorar direta ou indiretamente a qualidade de vida da pessoa cuidada.

Existem hoje muitos trabalhos que sobrecarregam seus funcionários e tendem a comprometer a saúde do indivíduo. No exercício do cuidador de idosos não e diferente. Ao tentar evitar uma sobrecarga neste cuidador, podemos minimizar os riscos de patologias envolvendo ansiedade, o que segundo diversas pesquisas é um mal psíquico que acomete milhões de pessoas nesta função.

Diante desse quadro faz-se necessário o entendimento dos fatores que influenciam na relação entre cuidados próprios do cuidador e cuidados ao idoso de pendente, para que, a partir daí, possam ser traçadas estratégias para melhorar a qualidade de vida destes profissionais.

6

Fatores que desencadeiam a ansiedade no cuidado de idososAs longevidades de uma determinada população aliada à alta frequência de doenças crônicas podem ser apontadas como as principais causas do aumento de idosos com incapacidade funcional. De acordo a Organização Mundial da Saúde (1981), a incapacidade funcional é uma dificuldade, devido uma deficiência, para realizar atividades típicas e pessoalmente desejadas na sociedade. É a incapacidade que leva o idoso a condição de dependência, que gera a necessidade de auxílio para realizar alguma atividade de vida diária; é também nesse contexto que surge a figura do cuidador de idosos, que em grande maioria por não possuir a devida capacitação para o ato do cuidar, sente-se desgastado, sufocado e pode adoecer. Segundo FERNANDES (2009), a experiência de assumir a responsabilidade pelo idoso dependente tem sido colocado por cuidadores como uma tarefa exaustiva e estressante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (285.4 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com