TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do Vídeo História e Memória da Psicologia em São Paulo

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS DE ALEGRE

CURSO DE PSICOLOGIA – 6º PERIODO

Nely da Silva

Análise Crítica do Vídeo “História e Memória da Psicologia em São Paulo – Psicologia Educacional”

 Adriana Moreira dos Santos Ferreira

Alegre – 2017

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS DE ALEGRE

CURSO DE PSICOLOGIA – 6º PERIODO

Nely da Silva

Análise Crítica do Vídeo “História e Memória da Psicologia em São Paulo – Psicologia Educacional”

 Disciplina: Psicologia Escolar e Educacional

 Professora: Adriana Moreira dos Santos Ferreira

Alegre, 2017

Análise Crítica do Vídeo “História e Memória da Psicologia em São Paulo – Psicologia Educacional”

        Ao longo da história da evolução da psicologia educacional escolar, compreendemos a importância da psicologia no meio acadêmico, tendo como referencia o conhecimento de uma área que se propunha estudar questões relacionas a compreensão do homem em seu contexto escolar, que foram de grande relevância no processo de educação escolar.

        Com a busca desse conhecimento e ampliação das questões e demandas encontradas pelo psicólogo na área escolar, foi necessário adotar novos conceitos e novas práticas que pudessem responder aos desafios encontrados tanto na educação quanto na psicologia. A psicologia clínica a qual era adotada no âmbito escolar, fazendo atendimento ao aluno que apresentasse necessidade de acompanhamento, devido à dificuldade de aprendizagem, considerado fracasso escolar, ou outra demanda assim identificada, a principio essa era a função exercida pelo profissional da psicologia.

         A partir da demanda e das questões que foram surgindo no campo da educação, a preocupação com a formação da personalidade da criança e seu desenvolvimento, tornou-se necessário nova pratica da psicologia no campo da educação.

        Enfatizou-se as mudanças no campo educacional, perdendo o foco do aluno em si como o problema principal, estendendo o olhar, englobando a instituição de ensino como um todo, pautando os objetivos educacionais, a função de cada ocupante desse processo.  Dessa forma, os alunos, professores e demais funcionários, foram envolvidos num processo educacional buscando evidenciar a aprendizagem como foco principal.

        A escola vem assumindo o papel de reeducar essas pessoas a estarem num ambiente propício a novas ideias, novos conceitos.

        A psicologia abre caminho para atuar e verificar a causa e de como será resolvidos os problemas emergentes. Abre se caminhos para nova atuação do profissional da psicologia escolar, que engloba um saber notório, com olhar voltado para a instituição, e seus profissionais envolvidos aos alunos num esforço em busca de métodos inovadores buscando aprimoramento, aprendizado e qualidade na melhoria do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com