TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Experimental do Comportamento

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - IHC

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROFESSORA MARCELA ABREU RODRIGUES

DICIPLINA - PPB

RELATÓRIO LABORATORIAL

Atividade Prática Supervisionada

Lemoel Dias Soares - A966G-0

Nilton Rodrigues de Melo Júnior – B0896A-9

                

Brasília-DF., JUN/2012

INTRODUÇÃO

        A disciplina de Psicologia Experimental apresenta a Análise Experimental do Comportamento, e enquanto ciência do comportamento é fundamentada na Filosofia Behaviorista Radical.

A Análise Experimental do Comportamento é parte integrante da Psicologia em contato com a possibilidade de observar, analisar e prever o comportamento, colocando, muitas vezes, a Psicologia num status de ciência experimental.

O presente experimento foi feito com a finalidade de analisar padrões comportamentais do individuo em nível operante, modelar de forma experimental seu comportamento através de esquemas de reforçamento contínuo, de extinção, de recondicionamento e discriminação. Para ocorrer aprendizagem deve-se reconhecer a resposta, a ocasião em que ocorrem as respostas e as conseqüências da resposta.  O individuo não aprende simplesmente quando alguma coisa lhe é mostrada ou contada. Em sua vida cotidiana, ele se comporta e aprende pelas conseqüências de seus atos.  

METODOLOGIA

 

O experimento foi realizado em laboratório de informática sendo utilizada como ferramenta de estudo um software (programa) que simula situações do individuo que podem ser observadas e modeladas através das ferramentas disponibilizadas no software.  O programa utilizado que aqui fora mencionado é o programa Sniffer que simula a caixa de Skinner e assim como todas suas funcionalidades. Foram avaliados cinco tipos de situações: Nível Operante, Reforçamento Contínuo, Extinção, Recondicionamento e Discriminação. Em todos os procedimentos observados, foram usados como material de coleta de dados folhas de papel A4 com tabelas pré-redigidas pelo supervisor do experimento (professora), canetas esferográficas e cronômetro. Enquanto um aluno observava o monitor o outro integrante registrava as respectivas respostas.

RESULTADO

         A seguir serão representados os dados coletados na forma de gráficos, assim como a duração de cada experimento.

Nível Operante

[pic 1]

Figura 1 - Respostas acumuladas observadas durante a fase de nível operante por um período de 20 minutos.

Reforçamento Contínuo

[pic 2]

        Figura 2 - Representada o gráfico para a prática de observação das respostas do individuo, durante o reforçamento contínuo por um período de 15 minutos.

 Extinção

[pic 3]

        Figura 3 - Representado pelo gráfico para a prática de observação das respostas do individuo, durante a extinção por um período de 12 minutos.

Recondicionamento

[pic 4]

Figura 4 - Representada pelo gráfico para a prática de observação das respostas do individuo, durante o recondicionamento por um período de 15 minutos.

Discriminação

[pic 5]

              Figura 5 - Representada pelo gráfico para a prática de observação das respostas do individuo, durante o procedimento de discriminação por um período de 30 minutos.

DISCUSSÃO

“A prática em laboratório é essencial para a formação do Psicólogo”. O fato da coleta de dados ter sido realizada em todo o semestre letivo, em que muitos alunos já se encontravam situados com a matéria, mostra que se pode tirar conclusões mais amplas sobre o experimento em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com