TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Experimental do Comportamento

Por:   •  30/9/2018  •  Resenha  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estácio de Sá

Curso de Psicologia

Analise Experimental do comportamento

Relatório dos Experimentos sobre Comportamento Operante

Juiz de Fora

Novembro 2017


Resumo

Esse trabalho vamos falar sobre o comportamento operante que e uma teria que estuda o comportamento através das punições e recompensas, seu criador foi Skinner, que acreditava que para explicar o comportamento tínhamos que observar os comportamentos externos.

Com esse estudo vamos entrar em um experimento no qual Skinner utilizou para explicar o comportamento utilizando um rato (Sniffy), e que estudamos os mesmos experimentos em sala de aula.

Com ele utilizamos as técnicas do comportamento operante na qual Skinner utilizou a modelagem, que e o ensinamento de um dado comportamento, que no caso de Sniffy foi ensinar a ele a pressionar a barra sozinho e em seguida era liberado seu estimulo que seria a comida. Após a modelagem vem à extinção, que seria a diminuição de uma determinada resposta onde fizermos três tipos de extinção, cada uma das extinções o rato Sniffer se comportou de certa forma.

Logo após temos a recuperação espontânea que e colocar o estimulo de volta ao rato, onde pode ocorrer à probabilidade do comportamento ocorrer novamente. Observamos que a extinção se deu por conta da falta de gratificação e que uma punição severa pode gerar vários tipos de transtornos traumas.

Sumario

Introdução............................................................................ 04

Modelagem......................................................................... 05

Extinção.................................................................................06

Recuperação espontânea.....................................................07

Estudo de caso......................................................................08


Comportamento operante e uma teoria na qual foi utilizada para estimular uma aprendizagem, através de recompensas ou punições. Criado por Skinner, ele acreditava que para se explicar um comportamento não se olhava para pensamentos e motivações internas, mas sim para comportamentos externos e observáveis.

O comportamento operante conta com quatro tipos de contingências:

Reforço positivo: É um reforçamento agradável após um comportamento desejado.

Reforço punitivo: É a retirada de algo desagradável após o comportamento desejado.

Punição positiva: É uma consequência não desejada após um comportamento inadequado.

Punição negativa: É a retirada de uma consequência desejável após um comportamento inadequado.

Skinner para explicar o comportamento inventou a caixa de Skinner, onde colocou um rato dentro e utilizou seus métodos de pesquisa para a modelagem do comportamento.

[pic 1]


Relatório dos experimentos

Modelagem: Treino do comedouro

Primeiro, fizemos uma observação à caixa, onde se encontra um comedouro com barra que quando pressionado a comida aparece, uma luz sinalizadora, alto-falante e grades elétricas no chão.

Segundo, observação do comportamento do rato antes da modelagem, seu comportamento era de farejar, levantar-se, limpar-se, pressionar a barra, se aproximar da barra.

Treino ao comedouro

Tem como objetivo fazer com que o rato se aproxime do comedouro. Para que modelagem ocorra o animal precisa estar privado de comida, para que sua recompensa (comida) seja bem prazerosa.

Primeiro experimento foi à associação com o som e a luz sinalizadora. Colocamos um som por 2 minutos para tocar e junto uma luz vermelha, assim que o som e a luz apagava a comida era liberado, o rato no começo se sentiu incomodado por conta do barulho, se movia mais rapidamente dentro da caixa, seu comportamento era de agitação, mas com varias associações e a liberação do reforço positivo o rato voltou o seu comportamento considerado normal. E assim associando que a cada som e luz apagados a comida era liberada.

Segundo experimento: Toda vez que o rato se aproximar a barra, liberamos a comida. Depois de algumas associações o rato já estava mais próximo à barra a espera de sua recompensa (comida). Conforme as associações se repetia o rato já estava sozinho apertando a barra e recebendo sua recompensa. Assim como os ratos nosso comportamento também se associa a reforços positivos para que o comportamento ocorra novamente.


Extinção

Extinção e um fenômeno que tem como função a diminuição de uma determinada resposta diante de algum reforçador ou a inclusão de algum evento aversivo.

Sd = Estímulo Discriminativo (contexto)

R = Comportamento

Sr = Eventos desse dado comportamento podendo ser positivos ou negativos.

           Nesse experimento vamos fazer três tipos de extinção, onde vamos retirar toda a modelagem que fizemos no rato, para que volte as ressurgência comportamental, que seria seu comportamento anterior, vamos explicar detalhadamente cada uma delas.

Extinção 1: Nessa primeira extinção vamos retirar o reforçador primário (comida)  e manter o reforçador secundário (som).

Sd         R          Sr- (retirar comida)[pic 2][pic 3]

                           Sr+ (som)[pic 4]

Com vários emparelhamentos observamos a maior frequência do rato em aperta à barra, a sua maior frequência em querer estar próxima a barra, seu comportamento era de um rato que já estava ficando estressado, pois apertava repetidas vezes à barra e não tinha sua recompensa que era a comida.  

Extinção 2 : Nessa extinção vamos retirar o reforçador primário (comida) e o secundário (som).

Sd         R          Sr- (retirar comida)[pic 5][pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com