TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Experimental do Comportamento

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

O experimento foi realizado dia 17 de novembro, na qual aplicamos o mesmo em uma pessoa de 34 anos, possui o ensino médio incompleto e não tem acesso à disciplina de Análise do Comportamento. Foi aplicado o experimento pelos alunos Diogo e Letícia, na sala da casa da pessoa e utilizamos folhas para a apresentação das palavras para que a pessoa forme as frases. Enquanto Diogo realizava o experimento mais ativamente com a participante, Letícia ficou com a função de registrar os resultados obtidos.

Assim, Diogo sentou-se de frente para a participante do experimento e explicou como o mesmo funcionaria. A participante teve dúvidas, mas ele limitou-se a explicar somente o que estava instruído para a explicação. Na condição de linha de base, foram apresentados 20 verbos, na qual enquanto foi apresentado os verbos no infinitivo, observamos e registramos a formação de frases sob perspectiva de um estímulo neutro.

Os verbos utilizados nesta primeira fase foram: representar, andar, mandar, rodar, gostar, enganar, lembrar, voltar, indicar, vender, favorecer, acabar, defender, administrar, estudar, ajudar, verificar, parar, esperar e apresentar.

Já no condição de reforçamento, que é a fase em que modelamos o comportamento da participante, escolhemos o pronome “Ele” e passamos a reforçar positivamente o mesmo quando ele era utilizado. Assim, quando o pronome era utilizado, Diogo fazia o uso de contingências reforçadoras positivas, como elogios do tipo “muito bom”, “ótimo” e “maravilha”, expressões faciais de gratidão pela frase que a pessoa construia e sinais positivos como “joinha”.

O verbos utilizados nesta segunda fase foram: escrever, fabricar, relatar, tratar, aconselhar, telefonar, convidar, chamar, plantar, continuar, falar, entender, recisar, derrubar, buscar, contar, desenhar, confirmar, ganhar, restaurar, permanecer, achar, escolher, tentar, aprender, mostrar, notar, dançar, lavar, determinar, localizar, levantar, colocar, imaginar, interromper, anotar, revelar, procurar, copiar, alugar, esconder, fechar, chegar, passar, viajar, entregar, enfeitar, amar, aumentar, colar, pular, perguntar, pretender, colaborar, trabalhar, amparar, experimentar, desmontar, cantar e ensinar.

Todo o experimento foi registrado na própria folha de registro para que depois fizemos a análise e conclusão. Ao terminar o experimentos, agradecemos à participante e fizemos perguntas para a mesma. A participante se questionou um pouco sobre o experimento e disse ter achado uma experiência legal e diferente. Ao perguntarmos sobre os critérios para a formação das frases, a mesma disse que falava “o que viesse na cabeça” e disse não estabelecer nenhum critério para a criação das frases. Sobre os pronomes, tivemos que relembrar a participante sobre o que era o conceito, e assim, ela disse também não ter utilizados aleatoriamente.

Para melhor analisar os dados e resultados obtidos neste experimento, criamos uma tabela e gráfico de barras para melhor visualização que nos facilite a interpretação.

Fases

Eu

Tu

Ele/Ela

Nós

Vós

Eles/Elas

Total

F

%

F

%

F

%

F

%

F

%

F

%

F

%

Linha de base

8

40%

0

0%

6

30%

4

20%

0

0%

2

10%

20

100%

Reforçamento

16

27%

4

7%

22

37%

9

15%

0

0%

9

15%

60

100%

[pic 1]

Ao analisar, podemos ver o repertório linguístico da participante. Isso fica evidente principalmente na linha de base, na qual visualizamos que a mesma não faz o uso dos pronomes “Tu” e “Vós”. Na linha de bases fica evidente que a participante utiliza mais os pronomes “Eu”, “Ele/Ela” e “Nós”. Optamos por reforçar o pronome “Ele”, pois o mesmo já tem um repertório de uso pela participante, enquanto não privilegiamos o que ela mais utilizou e nem os de menos uso, já que me parece quase instinto no vocabulário linguístico da participante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com