TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Comunicação Não Verbal e Linguagem Corporal

Por:   •  18/11/2020  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Vídeo - Lie to Me (2009-2011)

“Eu não acredito muito em palavras mesmo, uma pessoa normal conta em média três mentiras em 10 minutos de conversa.”

O vídeo nos convida a refletir sobre a análise minuciosa de movimentos e micro expressões do rosto humano como uma forma de comunicação não verbal precisa e que revela questões que muitas vezes a comunicação verbal tenta esconder. O silêncio pode tentar esconder algo, mas o corpo não mente. “O corpo contradiz as palavras. Ele está mentindo”, frase do vídeo que exemplifica a8 ideia de que o corpo denuncia mentiras que tentamos não revelar.

A comunicação não verbal pode ser mais verdadeira e estratégica para compressão do outro do que a comunicação verbal. Na dúvida, acredite no que o corpo comunica.

As expressões são universais. A aparência das emoções é sempre a mesma, seja você quem for. Em outras palavras, as micro expressões faciais não variam de pessoa para pessoa e nem podem ser forjadas, por isso a sua leitura pode ser tão precisa e reveladora. A verdade está escrita no rosto de todos nós.

TED – Sua linguagem corporal molda quem você é (2012)

Linguagem corporal e o comportamento não verbal são linguagens e por isso nos remetem a comunicação e a interação. O que o meu corpo está comunicando e o que o corpo do outro me diz?

Os efeitos da linguagem corporal nos julgamentos e o quanto de inferências e julgamentos generalizados são feitos a partir do comportamento não verbal do outro, influenciando as decisões que tomamos como, por exemplo, quem escolhemos contratar, promover e com quem iremos sair. Quando pensamos em linguagem corporal estamos falando de como julgamos o outro, como somos julgados por ele e as consequências disso. Todos são influenciados pelos comportamentos não verbais.

Expressões não verbais de poder e dominação

Poder - Expressões em que você se abre, de expansão. Você se abre e ocupa espaço. Exemplo: expressão do V de vitória com os braços abertos e o queixo levemente levantado, que é feita por todo ganhador ao final de uma competição física.

Ao nos sentir menores, enfraquecidos – nos dobramos, encolhemos, tentamos parecer menores fisicamente.

O gênero atravessa a nossa linguagem corporal. Mulheres usualmente sentem-se menos poderosas do que os homens e encolhem-se, se fecham fisicamente muito mais do que eles ao se comunicarem. Seus corpos revelam esse sentimento de inferioridade.

É possível forjar um comportamento que te faz parecer poderoso e isso de fato provoca uma mudança de comportamento. Posturas de alto poder e de baixo poder modificam os nossos hormônios corporais (testosterona e cortisol) e consequentemente a nossa mente, configurando nosso cérebro para ser assertivo, confiante e confortável ou reativo ao estresse e meio desligado.

Os comportamentos não verbais governam não apenas a forma como os outros nos julgam, mas também o que pensamos e sentimos sobre nós mesmos.

Em situações de estresse, em que seremos avaliados, julgados ou ameaçados, como uma entrevista de emprego, por exemplo, exercitar as posturas de alto poder por 2 minutos podem trazer confiança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com