TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Filme Processos Psicossociais e de Promoção da Saúde

Por:   •  5/12/2021  •  Artigo  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITARIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Curso: Psicologia  

Disciplina: Processos Psicossociais e de Promoção da Saude

Aluna: Jhulia Elizabeth Bento de Moura     RA: A06162838

Analise do filme China Blue

 O filme China Blue ilustra a realidade da sociedade capitalista e em revolução industrial. A exploração da mão de obra é tema ainda é ainda uma realidade no mundo de hoje. Mesmo vivendo em condições precárias, sendo exploradas e pressionadas psicologicamente, as personagens não desistiram dos seus sonhos de crescerem na vida. A família dá sentido ao trabalho, de forma que aquelas personagens podem ajudar seus familiares e isso é um fator que não as deixa desistir.

 Assimilando o filme com a Psicologia, especificamente com a constituição histórica da saúde mental, pode-se afirmar que a exploração de mão de obra afeta significamente da saúde mental do trabalhador. Assim como os loucos eram tratados como possuídos na Idade Média, e explorados de várias formas, os pobres trabalhadores que saem da zona rural em busca de uma vida melhor nas grandes industrias são constantemente explorados também. Existe uma desigualdade gritante entre os trabalhadores de fábrica e os donos dessas fabricas, que estão preocupados apenas em mostrar o produto final, mas na verdade, por trás desses produtos que são exportados, há uma gama de pessoas infelizes, cansadas física e psicologicamente.

 Pode-se comparar o artigo de Foucault com o filme no momento em que, no artigo, o louca é trancado num lugar considerado seu lar, e recebe castigos e privações. No filme, a fábrica é como se fosse o lar daquelas jovens, onde estão privadas de visitar sua família e de receber um salário digno que merecem.

 Comparando o Filme com os processos psicossociais, deve-se considerar que o crescimento econômico de uma empresa é resultado também das condições sociais de vida, trabalho, saúde e bem-estar, ou seja, há vários fatores psicossociais envolvidos no progresso da instituição. Esses elementos se interagem e tem certo efeito sobre a saúde do trabalhador. O contexto social do trabalho e as condições de vida afetam diretamente em sua saúde e consequentemente, na produção e desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com